Na sequência do recrudescimento do conflito armado no leste da Europa e subsequente ativação dos planos de defesa da NATO, foi decidido em Conselho Superior de Defesa Nacional projetar uma Força para a Roménia para integrar as estruturas de forças da NATO na região.
Esta força iniciou em 28 de novembro de 2022 a sua preparação e treino (aprontamento) no Regimento de Infantaria N.º 14 (RI14), em Viseu, recebeu das mãos do General Chefe do Estado Maior do Exército, Eduardo Mendes Ferrão o Estandarte Nacional que a vai acompanhar nessa Missão.
A Força Nacional destacada na Roménia, realçou General Chefe do Estado Maior do Exército, Eduardo Mendes Ferrão, participou “lado a lado com outras forças dos países aliados” em vários exercícios.
A Força Nacional destacada para a Roménia “é um exemplo de adaptação às constantes evoluções em teatro de guerra” realçou General Chefe do Estado Maior do Exército, Eduardo Mendes Ferrão.
A projeção desta força para o teatro de Operações na Roménia ocorrerá nos dias 15 e 25 de maio com partida a partir do aeroporto de Figo Maduro em Lisboa. Major Ivo Rodrigues Pereira – Comandante da Força Nacional Destacada para a Roménia realçou a importância desta força no teatro de operações.
Esta participação conta com um efectivo total de 200 militares dos 3 ramos das Forças Armadas, cujo a preparação decorreu no Regimento de Infantaria 14 em Viseu.
Comente este artigo