Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sátão: Associação Progresso XXI transforma Escola Primária em Centro de Dia

Sátão: Associação Progresso XXI transforma Escola Primária em Centro de Dia

Fundada há 12 anos, em outubro de 2009, a Associação Progresso XXI – Instituição de Solidariedade Social de Vila Boa de Ferreira de Aves, tem vindo ao longo de mais de uma década a desenvolver diversas atividades de âmbito cultural, recreativo e desportivo, destinadas desde os mais novos até aos menos jovens.

Após 12 anos, a direção da Associação concretizou um dos maiores sonhos que passava por recuperar os edifícios da antiga escola primária da aldeia, que por falta de alunos foram encerrados, e agora deram lugar a um Centro de Dia, que entrou em funcionamento este mês de novembro.

Maria do Carmo, presidente da Associação Progresso XXI, em declarações à Alive Fm, disse que, o objetivo passava por dinamizar a aldeia de Vila Boa e ir ao encontro das necessidades da população mais idosa.

As obras de requalificação dos antigos edifícios da escola primária orçavam em mais de 100 mil euros, verba que a Associação não tinha.

No magusto de 2018, veio o primeiro apoio da Câmara Municipal de Sátão, no valor de 25 mil euros, e em janeiro de 2019 arrancaram as obras de requalificação dos edifícios.

No mesmo ano, a Associação fez uma candidatura ao – BPI Sénior – que acabou por se aprovada no valor de 40 mil euros, referiu Maria do Carmo.

No início de 2020, altura em que estava tudo pronto para abrir o Centro de Dia, a pandemia adiava a abertura da valência.

Este mês de novembro, a Segurança Social deu luz verde para que a Associação abrisse o Centro de Dia, que tem uma capacidade para 20 utentes, atualmente dá apoio a oito. Para as necessidades do dia-a-dia, a instituição precisa de mais apoios, a presidente Maria do Carmo deixa um apelo.

A maioria dos idosos que atualmente frequentam o Centro de Dia de Vila Boa de Ferreira de Aves, estudaram na escola primária, que agora alberga uma valência completamente distinta. O edifício, recorda Maria do Carmo, foi alvo de inúmeras obras de adaptação mas a traça original foi preservada.

Maria do Carmo, presidente da direção da Associação Progresso XXI diz que, o Centro Dia não é apenas para os idosos da aldeia de Vila Boa, mas também toda a freguesia de Ferreira de Aves, e até mesmo para o concelho de Sátão. Mas para que os idosos possam usufruir da nova infraestrutura, refere a presidente, falta um veículo para transportar os idosos.

Para angariar fundos para a gestão corrente da instituição, a Associação vai promover a iniciativa “venda de natal” onde todos podem participar. Maria do Carmo apela à solidariedade de todos no apoio ao trabalho que a Associação está a prestar aos idosos.

Após 12 anos, a Associação Progresso XXI – Instituição de Solidariedade Social de Vila Boa de Ferreira de Aves – concretizou o sonho de transformar o edifício da escola primária, encerrado há vários anos por falta de crianças, em um Centro de Dia, de apoio aos idosos.

Galeria de fotografias Alive Fm.

 

Pode ver também

Covid-19: Tondela com três jogadores infetados além do treinador Pako Ayestarán

Três jogadores do Tondela testaram positivo ao vírus SARS-CoV-2, depois de ter sido anunciado pelo …

Comente este artigo