Home / Notícias / Sátão: Associação Progresso XXI transforma Escola Primária em Centro de Dia

Sátão: Associação Progresso XXI transforma Escola Primária em Centro de Dia

Fundada há 12 anos, em outubro de 2009, a Associação Progresso XXI – Instituição de Solidariedade Social de Vila Boa de Ferreira de Aves, tem vindo ao longo de mais de uma década a desenvolver diversas atividades de âmbito cultural, recreativo e desportivo, destinadas desde os mais novos até aos menos jovens.

Após 12 anos, a direção da Associação concretizou um dos maiores sonhos que passava por recuperar os edifícios da antiga escola primária da aldeia, que por falta de alunos foram encerrados, e agora deram lugar a um Centro de Dia, que entrou em funcionamento este mês de novembro.

Maria do Carmo, presidente da Associação Progresso XXI, em declarações à Alive Fm, disse que, o objetivo passava por dinamizar a aldeia de Vila Boa e ir ao encontro das necessidades da população mais idosa.

As obras de requalificação dos antigos edifícios da escola primária orçavam em mais de 100 mil euros, verba que a Associação não tinha.

No magusto de 2018, veio o primeiro apoio da Câmara Municipal de Sátão, no valor de 25 mil euros, e em janeiro de 2019 arrancaram as obras de requalificação dos edifícios.

No mesmo ano, a Associação fez uma candidatura ao – BPI Sénior – que acabou por se aprovada no valor de 40 mil euros, referiu Maria do Carmo.

No início de 2020, altura em que estava tudo pronto para abrir o Centro de Dia, a pandemia adiava a abertura da valência.

Este mês de novembro, a Segurança Social deu luz verde para que a Associação abrisse o Centro de Dia, que tem uma capacidade para 20 utentes, atualmente dá apoio a oito. Para as necessidades do dia-a-dia, a instituição precisa de mais apoios, a presidente Maria do Carmo deixa um apelo.

A maioria dos idosos que atualmente frequentam o Centro de Dia de Vila Boa de Ferreira de Aves, estudaram na escola primária, que agora alberga uma valência completamente distinta. O edifício, recorda Maria do Carmo, foi alvo de inúmeras obras de adaptação mas a traça original foi preservada.

Maria do Carmo, presidente da direção da Associação Progresso XXI diz que, o Centro Dia não é apenas para os idosos da aldeia de Vila Boa, mas também toda a freguesia de Ferreira de Aves, e até mesmo para o concelho de Sátão. Mas para que os idosos possam usufruir da nova infraestrutura, refere a presidente, falta um veículo para transportar os idosos.

Para angariar fundos para a gestão corrente da instituição, a Associação vai promover a iniciativa “venda de natal” onde todos podem participar. Maria do Carmo apela à solidariedade de todos no apoio ao trabalho que a Associação está a prestar aos idosos.

Após 12 anos, a Associação Progresso XXI – Instituição de Solidariedade Social de Vila Boa de Ferreira de Aves – concretizou o sonho de transformar o edifício da escola primária, encerrado há vários anos por falta de crianças, em um Centro de Dia, de apoio aos idosos.

Galeria de fotografias Alive Fm.

 

Pode ver também

Regresso do mau tempo com queda de neve

Depois do calor “primaveril” associado às “poeiras” vindas do norte de África e atendendo às …

Comente este artigo