Home / Notícias / Câmara de Moimenta da Beira cria Centro de Acolhimento ao Turista na Praia Fluvial de Segões

Câmara de Moimenta da Beira cria Centro de Acolhimento ao Turista na Praia Fluvial de Segões

Os dois edifícios (bar e balneários) que há mais de duas décadas dão apoio a banhistas, veraneantes e turistas na Praia Fluvial de Segões, Moimenta da Beira, vão ser requalificados, ampliados e reconvertidos num Centro de Acolhimento ao Turista de Natureza. Tudo graças a uma candidatura da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, ao Portugal 2020, que acaba de ser aprovada no valor de 210 mil euros. 

O Centro de Acolhimento é uma extensão (a 2ª fase) do Parque Paiva Natura, que inaugurou recentemente algumas valências, entre elas dois percursos, um pedonal e outro automóvel, com sinalética apropriada, em que o visitante pode ficar a conhecer tanto a história das cinco aldeias por onde passa, como também sobre a natureza e a sua biodiversidade através de painéis estrategicamente colocados ao longo dos percursos.

Junta-se a tudo isto outra valência já disponível: o estudo da riquíssima fauna e flora existente em todo o território do Parque que está integrado na Rede Natura 2000 e de que faz parte o Rio Paiva, um dos cursos de água menos poluídos da Europa.

Programadas para o Parque estão ainda outras valências, como passadiços junto ao rio, alojamentos ecológicos, restaurantes típicos, ações de interação com a Fundação Aquilino Ribeiro e a integração em redes nacionais e internacionais de turismo de natureza, promovendo desta forma a criação de valor, o desenvolvimento sustentável e a coesão territorial.

O projeto do Centro de Acolhimento ao Turista de Natureza, integrado neste plano maior, reveste-se assim de importância capital para quem visita o Parque. Incluirá um espaço interpretativo do Parque Paiva Natura e outros de acolhimento caloroso ao turista, através de mostras da região, tanto em termos da fauna e da flora, como ainda de atividades, produtos e gastronomia, para que lhe apeteça ficar e que fique.

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo