Home / Notícias / Regional / 3500 crianças com aulas de música

3500 crianças com aulas de música

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou que no próximo ano letivo 3.500 crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico terão formação musical na sua escola.

Ao intervir, na reunião do Conselho Municipal da Educação, Almeida Henriques disse que “são já 1.500 crianças que têm, desde o início deste ano letivo, contacto com algum instrumento musical na sua escola”, nomeadamente nos agrupamentos de Mundão e Infante D. Henrique.

Segundo o autarca, houve “um investimento significativo” para equipar onze jardins-de-infância e onze escolas de ensino básico com “kits” de música que contêm 26 instrumentos musicais diferentes.

Viseu tem 23 mil crianças e jovens nos ensinos pré-escolar, básico, secundário, profissional e superior, um número que, segundo o autarca, “é praticamente a dimensão populacional média dos concelhos à volta”.

Com o Viseu Educa, o município “consagrou uma nova filosofia de intervenção” que “não olha apenas para o ‘hardware’, mas também para o ‘software’”, frisou.

No seu entender, “hoje não bastam boas salas de aula nem cumprir o programa escolar”, sendo preciso “um ecossistema que atenda às diferentes necessidades, um ambiente que proporcione outras formações e criatividade”.

Já a pensar no próximo ano letivo, o autarca aludiu ao problema do ‘bullying’, que é uma “preocupação transversal na comunidade escolar e que deve continuar a merecer estudo e iniciativas de sensibilização”, e à vontade de “por de pé o serviço educativo para o património cultural e para o centro histórico”.

 

Pode ver também

Moimenta da Beira – Detido por posse ilegal de arma

O Comando Territorial de Viseu, através do Posto Territorial de Moimenta da Beira, ontem, dia …

Comente este artigo