A Associação de Futebol de Viseu promoveu uma ação de formação sobre “Transportes, Policiamento e Segurança”, direcionado para os clubes e autarquias do distrito de Viseu.
A ação, que teve como objetivo dar a conhecer e debater as leis em vigor e as novas alterações no que ao transporte de crianças, policiamento de espetáculos desportivos e segurança nos recintos desportivos diz respeito.
A iniciativa, da Associação de Futebol de Viseu, teve o apoio da GNR de Viseu, da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Na sessão de abertura, José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, destacou a importância desta formação, que pretendeu “esclarecer e ajudar os clubes na organização dos seus eventos desportivos e no transporte de crianças”, destacando a necessidade de abordar estes temas, sobretudo porque alguns sofrerão alterações.
Durante a formação, onde estiveram mais de meia centena de participantes, foram abordados diferentes temas.
Henrique Araújo, do IMT, falou sobre o Transporte de Crianças, onde destacou as diferentes regras que as viaturas de transporte devem cumprir, bem como os motoristas/condutores das mesmas.
Sofia Cavaleiro, Paulo Fontes e Gonçalo Namorado, da APCVD, falaram sobre temas como os Modelos de Regulamento de Segurança de Utilização dos Espaços de Acesso Público (RSUEAP’s); a figura do Gestor de Segurança; o Grupo Organizado de Adeptos (GOA); e o Oficial de Ligação aos Adeptos (OLA).
O Comandante do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, Capitão Ribeiro, falou aos presentes sobre temas como os Promotores dos Espetáculos Desportivos, a figura do Gestor de Segurança ou a missão das Forças de Segurança durante a realização dos espetáculos desportivos.
Já Marco Abreu, Diretor Segurança da Federação Portuguesa de Futebol, falou de algumas alterações previstas para o policiamento e seguranças dos espaços desportivos.
Comente este artigo