Home / Notícias / Feira de São Mateus: exposição de banda desenhada com uma história original sobre o hino português

Feira de São Mateus: exposição de banda desenhada com uma história original sobre o hino português

A Feira de São Mateus, Viseu, inaugurar no domingo uma exposição de banda desenhada com uma história original de José Pires sobre o hino português, no dia em que o certame é dedicado a Viriato.

A exposição é dividida em duas partes, sendo uma, basicamente, um álbum de BD dividida em pranchas de grande dimensão”, explicou o presidente do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV).

Luís Filipe Mendes explicou que a outra parte da exposição é o resultado de um “convite feito a um conjunto de artistas locais e de âmbito nacional, para que cada um deles fizesse o seu desenho intitulado: ‘A Portuguesa'”.

Esta ideia nasceu em parceria com a autarquia viseense, explicou o responsável, depois de, no ano passado, numa visita a Viseu, José Pires, um artista de banda desenhada, ter dito que tinha uma obra completa sobre o hino nacional no enquadramento do seu aparecimento”.

Esta exposição integra o plano de atividades programadas para 25 de agosto, dia em que a Feira de São Mateus, em Viseu, dedica a Viriato, com várias iniciativas, algumas reedições de tradições do certame que comemora, este ano, 627 anos.

O Dia de Viriato é celebrado no certame viseense há 90 anos, e foi “resgatado em 2014, depois de se ter perdido a tradição de o comemorar”, assim como “as gincanas automóveis que tiveram a sua primeira edição no mesmo ano, mas que pararam em 1987” e regressam no domingo, à Avenida da Europa.

 

Pode ver também

Regresso do mau tempo com queda de neve

Depois do calor “primaveril” associado às “poeiras” vindas do norte de África e atendendo às …

Comente este artigo