Home / Notícias / Académicos e estudiosos da obra de Aquilino Ribeiro reunidos em Moimenta da Beira
Escritor Aquilino Ribeiro

Académicos e estudiosos da obra de Aquilino Ribeiro reunidos em Moimenta da Beira

Oito académicos e estudiosos da obra de Aquilino Ribeiro, oriundos de Itália, Espanha, República Checa e Portugal, vão, na segunda-feira, 27 de maio, refletir sobre a universalidade do escritor, em Soutosa, Moimenta da Beira.

Organizada pelo Centro de Estudos Aquilino Ribeiro e pela Câmara de Moimenta da Beira, a primeira Jornada Internacional Aquiliniana vai revisitar a obra do escritor.

Todas as comunicações “afirmarão, até à exaustão, universo do escritor das Terras do Demo e vão iluminar os diversos aspetos em que essa obra transversal de Aquilino Ribeiro merece ser mais lida, mais estudada e reafirmada como marco incontornável na literatura portuguesa de todos os tempos”, salientou à Alive Fm, José Eduardo Ferreira, presidente da câmara de Moimenta da Beira.

As obras de Aquilino Ribeiro abrangem várias áreas, como ficção, crítica, biografia, evocação histórica, ensaio, teatro, etnografia, polémica, tradução e contos para crianças.

A primeira Jornada Internacional Aquiliniana vai abordar as várias obras deixadas pelo escritor, refere o autarca José Eduardo Ferreira

O programa integra ainda intervenções sobre “A vitalidade do espaço nos contos de Aquilino” e “O apelo do regionalismo em tempos citadinos”, de Nazaré Matos e José Carlos Seabra Pereira.

O centenário da primeira edição da obra “Terras do Demo” começou a ser comemorado este mês, com a apresentação da reedição do livro, promovida pelos municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, pela Fundação Aquilino Ribeiro e pela Bertrand Editora.

O programa estende-se até 14 de junho, alargando-se a vários pontos do país.

 

Pode ver também

“PALÁCIO DO GELO FASHION SHOW 2024”

Viseu, 22 de abril de 2024 – O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, celebrou …

Comente este artigo