Home / Notícias / Cabo Verde assinou parceria com o município de Viseu para geminação de festivais literários

Cabo Verde assinou parceria com o município de Viseu para geminação de festivais literários

O ministro da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde assinou uma parceria com o município de Viseu para geminação de festivais literários e para a arte urbana e música.

A ideia é fazer uma parceria mais apertada já que Viseu tem um acordo de geminação com a cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, e o próximo festival de Morabeza vai ser em São Filipe, com extensão a Chã das Caldeiras”, anunciou o ministro Abraão Vicente.

Com esta parceria, “todos os anos Viseu manda um escritor a Cabo Verde e Cabo Verde manda um escritor ao festival de literatura Tinto no Branco”, acrescentou o ministro.

Abraão Vicente disse ainda que, para além da literatura, a parceria vai abranger outras áreas, tendo em conta a geminação com a cidade do Fogo e pode ajudar com o envio de arquitetos e outros especialistas para ajudar à preservação do património arquitetónico” de São Filipe.

Nas outras áreas abrangidas nesta parceria está a arte urbana e o ministro da Cultura adiantou à agência Lusa que a ideia é fazer formação, “sempre que alguém vá a Cabo Verde além de pintar e fazer arte urbana forma os artistas e promove a internacionalização de alguns dos nomes” cabo-verdianos.

Com esta proximidade que foi criada, Abraão Vicente revelou que acredita que, “nos próximos anos, Viseu possa acolher algumas bandas não só vindas de Cabo Verde, mas também vindas da diáspora cabo-verdiana” e, neste sentido, vai apresentar um roteiro com o nome dos artistas que vivem em Portugal e noutros países europeus.

No âmbito da candidatura da morna a património da humanidade a parceria pretende fazer de Viseu um dos palcos dos espetáculos de promoção de candidatura já no primeiro semestre do próximo ano”, anunciou.

Abraão Vicente divulgou ainda que esta parceria ultrapassa a área da Cultura e que convidou o autarca viseense a ir a Cabo Verde, uma vez que admitiu que querem “perceber quais são os mecanismos que Viseu, e a câmara municipal, está a utilizar para, de certa maneira uma cidade do interior, atrair não só os investimentos mas também esta dinâmica cultural”.

“Viseu tem sido uma espécie de laboratório para inovações, tecnologias e tem atraído grandes empresas, principalmente na parte de investigação, dos laboratórios, e também na área da saúde, porque a cidade também tem atraído grandes investidores na área da saúde”, elogiou.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu disse à agência Lusa que “é com muito gosto” que marcará presença em junho, em Cabo Verde, para “partilhar a estratégia definida pela autarquia, e que está a ser desenvolvida” e, sem querer revelar tudo, Almeida Henriques esclareceu que tem a ver com proatividade.

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo