Home / Notícias / Nelas: Conferência “Jardins Históricos nas Rotas Turísticas”

Nelas: Conferência “Jardins Históricos nas Rotas Turísticas”

Numa organização da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (AJH) decorre entre os dias 18 e 20 de outubro, na Casa dos Condes de Santar e Magalhães, a conferência “Os Jardins Históricos nas Rotas Turísticas”.

Borges da Silva, presidente da Câmara Municipal de Nelas, mostra-se orgulhoso por receber esta conferência numa altura em que em Santar se fazem grandes investimentos ligados ao património e aos jardins, como o projeto Santar Vila Jardim.

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, reafirmou a aposta da estratégia do Turismo do Centro na dinamização de Santar como destino turístico potenciador dos restantes destinos da região, deixando o desafio, face à estrutura empresarial que está a ser criada em Santar com o projeto Santar Vila Jardim e também a candidatura de um investimento do Boutique Hotel na Casa das Fidalgas, para realização anual de uma conferência de jardins históricos na região centro, atendendo à riqueza existente a esse nível, fidelizando os turistas a este mercado especial.

A edição deste ano da conferência tem como tema “Os Jardins Históricos nas Rotas Turísticas” surge numa parceria entre a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, uma associação criada em 2003 e dedicada ao conhecimento, divulgação, conservação e valorização de jardins, parques, quintas e sítios históricos e os proprietários da Casa dos Condes de Santar e Magalhães, por sua vez impulsionadores do projeto Santar Vila Jardim.

“Com esta conferência sobre Jardins Históricos podemos estar a criar um produto turístico que vai além daquilo que são os produtos turísticos convencionais. Um produto que tem muito a ver com os desafios que estão colocados ao país, e a nós enquanto região: um produto turístico mais perene, que está para além dos imediatismos. Esta conferência pode ser um pontapé de saída para esse produto”, sublinhou, por sua vez, Pedro Machado.

A conferência é antecedida por uma ação de sensibilização destinada aos proprietários e gestores de jardins históricos públicos e privados. Serão abordados assuntos como “O Jardim em Portugal”, “Jardim Histórico Enquanto Património” e “Gestão e Manutenção de Jardins Históricos”.

Haverá também um passeio pelo jardim barroco, de finais do século XVII e do século XVIII, conduzido pelos proprietários da Casa dos Condes de Santar e Magalhães e uma prova de vinhos e um jantar de confraternização.

 

Pode ver também

“PALÁCIO DO GELO FASHION SHOW 2024”

Viseu, 22 de abril de 2024 – O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, celebrou …

Comente este artigo