Home / Notícias / Viseu: 1ª Marcha pelos direitos da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo

Viseu: 1ª Marcha pelos direitos da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo

A primeira marcha pelos direitos da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo (LGBTI) de Viseu realiza-se este domingo após 13 anos da cidade ter sido notícia devido à existência de episódios de homofobia.

“Já marchavas” primeira marcha pelos direitos, tem como lema “pela liberdade no amor e autodeterminação de género”, reúne “pessoas com diferentes histórias de vida, orientações sexuais, características sexuais, identidades e expressões de género”, referiu à Alive Fm Carlos Couto um dos membros organizadores da marcha.

A organização da marcha recorda que, “em 2005, ocorreu em Viseu a primeira manifestação nacional contra a homofobia”, denominada Stop Homofobia.

“Na memória, guardam os tristes acontecimentos que levaram à organização da mesma. Foram tempos de reação à violência homofóbica extrema”, afirma Carlos Couto

Agora, o objetivo é marchar “pelo presente e futuro, unindo a vontade de quem é proativo na defesa de direitos básicos do ser humano, na tentativa de eliminar a violência e a exclusão” Carlos Couto diz que Viseu precisa de uma iniciativa do género.

A organização diz que a iniciativa está aberta a todos, até porque como diz, Carlos Couto, esta é uma marcha pacífica em defesa dos direitos humanos.

Este domingo, os participantes vão marchar “pela diversidade de ser e amar e lutar porque entende a organização, que todos os seres humanos devem ser respeitados na sua liberdade, porque uma sociedade que não imponha identidades ou papéis sociais é uma sociedade mais justa”.

 

Pode ver também

“PALÁCIO DO GELO FASHION SHOW 2024”

Viseu, 22 de abril de 2024 – O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, celebrou …

Comente este artigo