É uma mostra única e incomparável sobre o Lobo Ibérico em Portugal que o público vai ver pela primeira vez em Moimenta da Beira. Depois, vai andar em itinerância pelo resto do país. A inauguração está marcada para esta quinta-feira, no átrio da Câmara Municipal, onde permanecerá até dia 30
A mostra arranca em Moimenta da Beira pela importância do concelho como último reduto do lobo ibérico a sul do Douro. É que na serra de Leomil vive a mais importante e estável alcateia desta região do país, como salientou à Alive Fm José Eduardo Ferreira, o Presidente do município.
José Eduardo Ferreira, aponta a importância de preservar uma espécie em vias de extinção, e em Moimenta da Beira existe uma das poucas alcateias com características nacionais do poderem procriar.
O presidente do município de Moimenta da Beira, salienta que as alcateias de lobos têm alguns impactos menos positivos nos produtores e agricultores da região.
São sete expositores, em formato gigante, que vão ocupar o espaço inteiro do átrio dos Paços do Concelho, que têm por base o trabalho de vários anos do fotógrafo de natureza João Cosme.
As fotos transportam-nos para paisagens de grande beleza e situações de rara “intimidade” do lobo no seu habitat natural e são complementadas com textos informativos sobre a espécie e o seu habitat (em português e inglês).
A exposição procura divulgar vários aspetos da realidade desta espécie emblemática da fauna nacional e também o trabalho da Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI) ao longo dos anos, na conservação do seu habitat.
Comente este artigo