Home / Notícias / 2015 o melhor ano na reabilitação do centro histórico de Viseu

2015 o melhor ano na reabilitação do centro histórico de Viseu

A Câmara de Viseu considerou hoje que 2015 foi “o melhor ano de sempre na reabilitação do centro histórico”, com a transação de 50 imóveis e a atribuição de 36 incentivos municipais à reabilitação de fachadas.

A conclusão foi retirada dos resultados anuais apresentados ao município pela Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Viseu Novo.

Segundo a autarquia, “no ano passado foram transacionados 50 imóveis do centro histórico, num volume global de quatro milhões de euros, e atribuídos 36 incentivos municipais à reabilitação de fachadas de prédios degradados”, sendo estes “os principais indicadores que retratam a animação do mercado imobiliário e da reabilitação urbana”.

“Face a 2009, o número de transações foi multiplicado cinco vezes”, enquanto que, comparativamente a 2014, “o crescimento é de quase 80%”, refere.

Já o número de incentivos atribuídos à reabilitação aumentou “quatro vezes em relação a 2009 e 40% face a 2014”, acrescenta.

Na opinião do presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, “estes resultados são o espelho da atratividade criada no centro histórico de Viseu para o investimento privado e da dinâmica de reabilitação que está em curso”.

Estes indicadores “traduzem o sucesso do desígnio que se elegemu para a revitalização do centro histórico de Viseu, mas também das muitas medidas concretas implementadas no programa Viseu Viva”, realçou.

A adoção de “uma política de fiscalidade local amiga da reabilitação”, a criação da Área de Reabilitação Urbana (em 2014), o reforço e a promoção dos incentivos municipais à reabilitação de fachadas e a aplicação do Regime Excecional de Reabilitação Urbana foram algumas das medidas tomadas.

Desde que Almeida Henriques tomou posse, em outubro de 2013, os imóveis transacionados foram 85 e os incentivos concedidos à reabilitação 69.

“Estes indicadores são a melhor confirmação da eficácia da estratégia para o centro histórico e do exemplo dado pelo município, quer na reabilitação de prédios para o arrendamento de habitações familiares, quer na definição de novos serviços-âncora”, considerou Almeida Henriques.

Para o primeiro semestre deste ano está prevista a apresentação dos projetos de reabilitação do imóvel da Águas de Viseu e do antigo Orfeão. A transferência da Escola Profissional Mariana Seixas para a Rua Direita deverá acontecer ainda este ano letivo.

Lusa

 

Pode ver também

“PALÁCIO DO GELO FASHION SHOW 2024”

Viseu, 22 de abril de 2024 – O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, celebrou …

Comente este artigo