Home / Notícias / ETAR de Cinfães faz descargas poluentes para o ribeiro de Sampaio

ETAR de Cinfães faz descargas poluentes para o ribeiro de Sampaio

O Partido Ecologista Os Verdes reuniu com a população de Ponte de Louredo, na freguesia de São Cristóvão de Nogueira, concelho de Cinfães, que se queixa das frequentes descargas de águas residuais no Ribeiro de Sampaio pela Estação Elevatória existente naquela povoação, sem qualquer tratamento.

Grupo Parlamentar Os Verdes, já questionaram o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre as frequentes descargas de águas residuais no Ribeiro, como salientou à Alive Fm o Deputado Miguel Martins, do Partido Ecologista Os Verdes.

No passado mês de novembro, em reunião da Câmara Municipal de Cinfães foi referido que a Estação Elevatória de Louredo não tem capacidade para bombear para a ETAR todo o caudal, sobretudo no período de ocorrência de chuvas, uma vez que existem minas e águas pluviais que estão ligadas ao sistema de drenagem de águas residuais.

Há semana quem que chegam a ser feitas três descargas num local com elevado potencial turístico.

As descargas no ribeiro de Sampaio não se restringem à época de chuvas, havendo registos e denúncias da população de descargas em setembro último, em que os níveis de pluviosidade foram extremamente reduzidos.

O Partido Ecologista os Verdes quer saber porque ocorrem estas descargas poluentes, e neste sentido já questionou o Ministério do Ambiente.

O problema que se arrasta desde 2015 tem motivado o descontentamento da população que sucessivamente tem denunciado estas descargas periódicas e pedido esclarecimento à Águas do Norte, tendo já a junta de freguesia de São Cristóvão de Nogueira, apresentado queixa ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e GNR.

 

Pode ver também

Livro de Alberto Almeida recorda “Lamego na Construção de Abril”

O Município de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, …

Comente este artigo