É apresentado esta sexta-feira, dia 20 de dezembro, em Mangualde, o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da região Centro.
Este projeto, que conta com um apoio de 2 milhões de euros do Programa Centro 2020, pretende implementar uma estratégia de rejuvenescimento, valorização e afirmação da competitividade da fileira do queijo, através da inovação e da transferência de conhecimento do sistema científico e tecnológico regional para os agentes económicos que intervêm na fileira dos Queijos de Dominação de Origem Protegida da Região Centro.
Liderado pela Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, o projeto envolve um consórcio alargado de 14 instituições de base regional ou local, designadamente associações representativas do setor, instituições de ensino superior e outras instituições com um papel relevante na valorização económica dos Queijos da Região Centro dos territórios alvo da intervenção (Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela).
A fileira do Queijo possui uma expressão muito forte na região Centro Interior, constituindo um dos principais produtos endógenos do território e um dos com maior potencial de crescimento e de arrastamento de outras atividades fortemente ligadas ao território.
Será no entanto crucial construir uma estratégia alargada, concertada e integrada à escala regional, que vise apoiar os agentes da fileira na resolução dos principais estrangulamentos da cadeia de valor dos queijos tradicionais da região, desde o produtor de leite até ao consumidor de modo a fortalecer e valorizar a fileira
Comente este artigo