Todos os anos o Caramulo Motorfestival arrasta cerca de 40 mil pessoas, durante três dias, até à Serra do Caramulo, para verem ou participarem naquele que é o maior festival motorizado em Portugal.
O evento conta com provas, passeios, exposições, mercado e demonstrações, além de cerca de 50 eventos em simultâneo.
Fique a conhecer os números da edição de 2019, a maior de sempre, que ilustram a dimensão da equipa e logística necessária para levantar cada Caramulo Motorfestival.
1:34.9 minutos – Tempo da subida mais rápida da Rampa Histórica Michelin, realizada por Rosário Sottomayor no seu Apis F 1000 e com o qual veio a fazer história ao ser a primeira mulher a ficar em primeiro lugar à geral na Rampa do Caramulo.
2,8 Km – Extensão do traçado da Rampa Histórica do Caramulo
3 – Número de rodas da Yamaha Niken pilotada por Cristiano Fernandes que transportou um gin master rampa acima enquanto este prepara um gin da Martin Miller’s
3 anos e meio – A idade do participante mais novo do Caramulo Motorfestival, ao volante do Bugatti Baby de 1927
4 – Parques de Assistência para as várias equipas que subiram a Rampa Histórica do Caramulo em competição ou demonstração
5 – Equipas femininas na Rampa Histórica do Caramulo
6 m – Altura do pórtico da partida para a Rampa Histórica Michelin
7 – Pórticos presentes na área total do evento
8 – Câmeras envolvidas na transmissão do Caramulo Motorfestival em directo, incluindo um drone
8.6 toneladas– Peso do Autocar M3 Half Track (1943), o veículo blindado da Segunda Guerra Mundial que participou na concentração Jeep Attack!
10 – Nacionalidades presentes na Rampa Histórica Michelin
19 – Pilotos convidados no Caramulo Motorfestival, entre os quais se destacam Markku Alén e Filipe Albuquerque
28 – Número de passeios e encontro de clubes presentes no Caramulo Motorfestival
36 horas – Tempo que o ilustrador Ruben Pedro demorou para desenhar o mapa do evento a 3D
40 anos – Idade da Rampa do Caramulo, assinalada em 2019.
50 Km – Raio à volta do Caramulo até onde esgotou toda a capacidade hoteleira
51 – Semanas até à próxima edição do Caramulo Motorfestival (4-6 Set 2020)
52 Kg – Peso das motos presentes no encontro das Mini Honda
57 – Jornalistas nacionais e internacionais credenciados para cobrir o evento
75 – Inscritos na Rampa Histórica do Caramulo
79 anos – Diferença entre o piloto mais novo (de 3 anos e meio) e o piloto mais velho (82 anos) participantes na Rampa Histórica Michelin
120 anos – Idade do automóvel mais antigo em exposição no Museu do Caramulo, o Peugeot de 1899
120 m – Extensão da linha de comboio para crianças presente na Motorlândia Fun Park
208 Km/h – Velocidade máxima do Bugatti Type 35B Grand Prix de 1930 que participou na Rampa Histórica Michelin
214 – Peças presentes na exposição “Brinquedos do Outro Mundo” no Museu do Caramulo
250 – Pessoas presentes no jantar do evento no Claustro do Museu do Caramulo
437 – Pessoas envolvidas na organização do evento, entre membros da organização, voluntários, comissários, observadores, participantes, pilotos, mecânicos, expositores, equipa de filmagens, efectivos da GNR, INEM e Bombeiros
1.117 – Veículos participantes no Caramulo Motorfestival, entre automóveis, motos, bicicletas, aviões e até um comboio e um barco
1926 – Ano do Peugeot, o automóvel mais antigo a subir a Rampa Histórica Michelin
2.414 Km/h – Velocidade máxima dos caças F-16 da Força Aérea que rasgaram os céus do Caramulo
6.542 – Entradas no Museu do Caramulo durante o evento, o número mais alto de sempre
6.262 cv – Total de cavalos dos 10 automóveis que integram a exposição “Supercarros” no Museu do Caramulo
€22.945.000,00 – Valor total dos 75 automóveis inscritos na Rampa Histórica Michelin
24.500 – Copos de plástico de cerveja que se pouparam com a introdução dos copos reutilizáveis no Caramulo Motorfestival
40.000 – Número de visitantes durante os 3 dias do evento, o maior número de sempre
130.000 m2 – Área total do evento, excluindo o traçado da Rampa Histórica Michelin
O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal
Comente este artigo