Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu terá mais de 1600 lugares de estacionamento

Viseu terá mais de 1600 lugares de estacionamento

A Câmara de Viseu aprovou  o lançamento de um concurso público para a construção e concessão dos lugares públicos e parques de estacionamento (atuais e futuros) da cidade.

A concessão abrange de forma integrada as funções de construção e manutenção, gestão, exploração e fiscalização de 1667 lugares de estacionamento, 799 dos quais em parques. Destes, 315 são novos, sendo relativos à construção dos parques de estacionamento junto ao Funicular, no logradouro da rua Silva Gaio e na avenida Capitão Silva Pereira.

“Desejamos aumentar e melhorar a oferta de estacionamento na cidade de Viseu, mas sobretudo contribuir para uma mobilidade mais sustentável e amiga das pessoas e para a melhoria do ambiente urbano. Para isso precisamos de uma gestão integrada e inteligente de todo o sistema de estacionamento da cidade”, esclareceu o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

O contrato de concessão estima um valor de 9 milhões de euros, financiados exclusivamente pela empresa vencedora do concurso, que assumirá os encargos de investimento e ainda contrapartidas, a reverter em favor do Município, de meio milhão de euros e 20% das receitas brutas da operação.

Entre as exigências do concurso está a realização de obras de requalificação dos parques de estacionamento de Santa Cristina, Mercado 21 de Agosto e Hospital Velho. Também parte do stock de lugares públicos de estacionamento da concessão serão criados.

O futuro contrato de concessão prevê ainda a instalação de um sistema de gestão eletrónico que permita a monitorização em tempo real da utilização dos parques e lugares públicos de estacionamento. Este sistema exigirá, entre outros requisitos, a instalação de novos parcómetros e a adoção de novos meios de pagamento como cartão bancário e smartphone, assim como de “Via Verde” em todos os parques.

Um serviço de atendimento telefónico 24 horas será criado para assistência aos utilizadores e o sistema de iluminação de todos os parques de estacionamento será também requalificado, com a adoção de tecnologia LED.

 

Pode ver também

Movimento “Chega” de Vila Nova de Paiva exige requalificação urbana

Habitantes ligados ao Movimento “Chega”, criado recentemente, colocaram cartazes frente ao edifício da câmara de …

Comente este artigo