Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu terá mais de 1600 lugares de estacionamento

Viseu terá mais de 1600 lugares de estacionamento

A Câmara de Viseu aprovou  o lançamento de um concurso público para a construção e concessão dos lugares públicos e parques de estacionamento (atuais e futuros) da cidade.

A concessão abrange de forma integrada as funções de construção e manutenção, gestão, exploração e fiscalização de 1667 lugares de estacionamento, 799 dos quais em parques. Destes, 315 são novos, sendo relativos à construção dos parques de estacionamento junto ao Funicular, no logradouro da rua Silva Gaio e na avenida Capitão Silva Pereira.

“Desejamos aumentar e melhorar a oferta de estacionamento na cidade de Viseu, mas sobretudo contribuir para uma mobilidade mais sustentável e amiga das pessoas e para a melhoria do ambiente urbano. Para isso precisamos de uma gestão integrada e inteligente de todo o sistema de estacionamento da cidade”, esclareceu o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

O contrato de concessão estima um valor de 9 milhões de euros, financiados exclusivamente pela empresa vencedora do concurso, que assumirá os encargos de investimento e ainda contrapartidas, a reverter em favor do Município, de meio milhão de euros e 20% das receitas brutas da operação.

Entre as exigências do concurso está a realização de obras de requalificação dos parques de estacionamento de Santa Cristina, Mercado 21 de Agosto e Hospital Velho. Também parte do stock de lugares públicos de estacionamento da concessão serão criados.

O futuro contrato de concessão prevê ainda a instalação de um sistema de gestão eletrónico que permita a monitorização em tempo real da utilização dos parques e lugares públicos de estacionamento. Este sistema exigirá, entre outros requisitos, a instalação de novos parcómetros e a adoção de novos meios de pagamento como cartão bancário e smartphone, assim como de “Via Verde” em todos os parques.

Um serviço de atendimento telefónico 24 horas será criado para assistência aos utilizadores e o sistema de iluminação de todos os parques de estacionamento será também requalificado, com a adoção de tecnologia LED.

 

Pode ver também

Sorteio da 2ª Eliminatória da Taça Sócios de Mérito da AF Viseu

 

Comente este artigo