Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu poupa 750 mil euros ao SNS com o programa municipal Atividade Sénior

Viseu poupa 750 mil euros ao SNS com o programa municipal Atividade Sénior

O Município de Viseu estima poupar 750 mil euros ao Sistema Nacional de Saúde (SNS) com o programa municipal Atividade Sénior.

Esta estimativa assenta no Relatório Anual do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física, da Direção Geral de Saúde (DGS), que coloca Portugal como o 11º país mais sedentário do mundo, estimando-se um custo anual para o Sistema Nacional de Saúde entre 150 a 300 euros por cada cidadão com comportamentos sedentários.

Em 2019, o programa municipal Atividade Sénior de Viseu, que representa um investimento na ordem dos 200 mil euros, espera alcançar a barreira dos 2.500 participantes, que se traduzirá, segundo os dados da Direção Geral de Saúde, numa poupança de cerca de 750 mil euros para o SNS.

“A Atividade Sénior é um emblema da qualidade de vida para todos em Viseu, sendo uma marca de solidariedade e um reflexo de uma comunidade feliz, realçou o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, no dia da apresentação do programa.

Na ocasião, o autarca deixou ainda um incentivo suplementar aos participantes: quem frequentar um mínimo de 80% das aulas da Atividade Sénior terá direito a um passe grátis até final do ano para as futuras linhas urbanas do MUV – Mobilidade Urbana de Viseu, que entram em circulação a 2 de abril próximo.

É também objetivo o aumento do número de participantes, 2.421 em 2018, com uma frequência mínima de três aulas semanais, indo desta forma ao encontro das recomendações da Organização de Mundial de Saúde, que apontam para a realização de 150 minutos por semana de prática de atividade física, de intensidade moderada a vigorosa, para este grupo etário.

Outro propósito continua a ser o da melhoria da organização dos grupos de atividade em função dos níveis de aptidão física-funcional dos participantes, assim como o aumento da oferta direcionada para algumas patologias, como é o caso dos grupos específicos para pessoas com Diabetes, já em funcionamento.

Estão previstas, igualmente, ações de sensibilização descentralizadas para a promoção de um envelhecimento informado, através de uma intervenção multidimensional, na área da literacia para a saúde, alimentação saudável, demência, saúde oral, defesa do consumidor, polimedicação, entre outras atividades.

 

Pode ver também

Nove anos de prisão efectiva para mulher acusada de burlar cidadãos franceses

As quatro pessoas acusadas de sequestro e burla a cidadãos franceses foram condenadas no Tribunal …

Comente este artigo