Home / Notícias / Viseu: Lançado concurso público para projeto de requalificação do Bairro Municipal

Viseu: Lançado concurso público para projeto de requalificação do Bairro Municipal

A Sociedade de Reabilitação Urbana VISEU NOVO lançou o concurso público de aquisição de serviços para a elaboração do projeto de arquitetura e de especialidade para a requalificação do “Bairro da Cadeia”.

O projeto visa a requalificação integral das 87 habitações do Bairro, segundo a traça original, e a reorganização e qualificação do espaço público exterior, para além da renovação e modernização de infraestruturas.

Qualificar e garantir mais e melhores condições de habitabilidade aos moradores, mas também valorizar e salvaguardar o Bairro Municipal enquanto património material e imaterial único são também objetivos.

Com a requalificação do “Bairro da Cadeia”, algumas das casas devolutas serão destinadas a habitação jovem e acessível, mas estão também previstas a instalação de residências artísticas e outros serviços e funcionalidades, nomeadamente de apoio e proximidade.

O Bairro Municipal de Viseu, também conhecido como “Bairro da Cadeia”, integra a Área de Reabilitação Urbana de Viseu desde 2014 e está classificado como “Monumento de Interesse Público”.

Construído entre 1946 4 1948, por iniciativa da Câmara Municipal e da então Direção-Geral de Urbanização, conta com projeto de arquitetura de Travassos Valdez e constitui um dos poucos exemplares arquitetónicos do “Estado Novo”.

Na altura, foi construído com a função de “Bairro de Casas para Classes Pobres” de Viseu.

Com o avanço da requalificação do Bairro Municipal, coloca-se um ponto final no projeto inicial de demolição total, que levou à demolição de 13 edifícios, em 2012. Após a adjudicação e assinatura do contrato, o prazo para elaboração do projeto é de 9 meses.

 

Pode ver também

Livro de Alberto Almeida recorda “Lamego na Construção de Abril”

O Município de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, …

Comente este artigo