Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu: Escola Ativa vai envolver 40 Jardins de Infância e 650 crianças

Viseu: Escola Ativa vai envolver 40 Jardins de Infância e 650 crianças

O programa Escola Ativa, em Viseu, num investimento de 75 mil euros, vai abranger inicialmente 40 jardins de infâncias dos agrupamentos Norte e Sul do concelho, num total de 650 crianças, disse hoje o presidente do município.

O autarca pretende que as crianças do concelho de Viseu, “sejam elas do perímetro urbano ou mesmo das freguesias mais distantes” do centro, adquiram “bons hábitos de vida diária, com atividade regular desde cedo”.

Almeida Henriques defendeu que a atividade física na comunidade escolar se refletirá não só na saúde dos mais novos e, futuramente nos jovens adultos, como também no aproveitamento escolar, inclusive nas universidades.

O programa Escola Ativa está assente em seis eixos estratégicos, explicou o presidente de Câmara, como o de “intervenção psicomotora, a identificação de boas práticas e a promoção de ambientes ativos dentro e fora das salas de aulas”.

A melhoria das instalações e espaços escolares ao nível da promoção da atividade física diária, a formação contínua de todos os agentes integrados na comunidade escolar e monitorização do projeto de intervenção” são os restantes pilares do programa municipal.

Com este projeto, também se “promove a inclusão através do acesso universal à prática da atividade física, independentemente do grupo populacional” e “melhoram-se os espaços escolares, potenciando a adoção de comportamentos mais ativos ao longo do dia”.

Escola Ativa nasce num município, lembrou Almeida Henriques, que investe “mais de um milhão e meio de euros em desporto federado” e que conta com a participação de 4.700 atletas federados, num universo de 16.500 alunos no concelho, o que “é uma percentagem muito elevada” e “não é só no futebol, uma vez que este desporto rei representa 50%” das atividades desportivas praticadas.

 

Pode ver também

Viseu: Fim de semana de chuva e trovoada

O distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo este sábado, 19 de outubro, devido …

Comente este artigo