Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu é o terceiro distrito com mais transporte de órgãos

Viseu é o terceiro distrito com mais transporte de órgãos

A GNR tem, desde 1994, a missão de transporte de órgãos entre vários centros hospitalares, em todo o território nacional.

O Capitão Ricardo Silva, relações públicas a nível nacional da GNR, explica que a força policial é contactada pela Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado, organiza uma patrulha de trânsito que se desloca até ao local e de seguida garante o transporte do órgão nas exigidas condições térmicas até ao destino pretendido. Local esse que será o bloco operatório da unidade hospitalar que requisitou o serviço.

Desde o início do ano foram feitos, a nível nacional, 179 transportes de órgãos. Envolvidos têm estado 361 militares a contribuírem para esta missão, que já percorreu 26141 quilómetros.

Viseu é o terceiro distrito com mais transporte de órgãos. Ao todo são 20 requisições. Em primeiro lugar encontra-se Lisboa (45) e em segundo está Setúbal (37).

Ricardo Silva destaca o coração e o fígado como os órgãos mais requisitados.

O relações públicas da GNR sublinha que existe um trabalho de equipa desde a recolha na unidade de saúde até à sua recepção.

A Guarda Nacional Republicana tem feito uma estreita colaboração com as unidades de saúde para salvarem dezenas de vidas no distrito.

 

Pode ver também

Sorteio da 2ª Eliminatória da Taça Sócios de Mérito da AF Viseu

 

Comente este artigo