Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu é o centro do debate nacional sobre envelhecimento ativo
viseu

Viseu é o centro do debate nacional sobre envelhecimento ativo

Encontro junta especialistas no debate em torno do envelhecimento activo e das boas práticas de actividade física. Inscrições gratuitas e online.

Tem lugar já esta sexta-feira, 10 de março,  na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), o “2º Congresso de Envelhecimento Ativo: Exercício Físico e Saúde”, iniciativa organizada pelo Município de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu. As inscrições são gratuitas e decorrem online até ao dia 8 de março, no formulário disponível aqui.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, presidirá à sessão de abertura do congresso.

A iniciativa visa criar um momento de reflexão e debate sobre a problemática do envelhecimento ativo e dos desafios presentes e futuros que se colocam às instituições públicas, a nível central e local, os benefícios de uma abordagem multidisciplinar entre as áreas do desporto/atividade física e saúde, assim como partilhar e difundir algumas boas práticas a nível nacional.

“Em Viseu – “A Melhor Cidade para Viver” – reconhecemos a crescente importância que o exercício e a atividade física regular assumem na melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos, no seu bem-estar e aptidão física, mas também no combate à exclusão e na socialização”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

Entre outros oradores, o evento contará com a intervenção de Pedro Teixeira, Coordenador do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde, que fará uma abordagem à promoção da atividade física em Portugal, nomeadamente os compromissos do Estado na área desportiva. O Município de Braga faz-se representar neste encontro, ao lado do Município de Viseu, ambos apresentando os seus programas municipais de promoção do exercício físico junto da comunidade sénior, a partir das 11H30.

Destaque ainda para a apresentação dos resultados do estudo de avaliação multidimensional dos participantes da edição 2016 da Atividade Sénior de Viseu, um programa que mobiliza cada vez mais seniores e com forte expressão nas freguesias do concelho. Para o Presidente da Câmara, “este projeto é atualmente um emblema da qualidade de vida para todos em Viseu. É uma marca de solidariedade e um reflexo de uma comunidade feliz. E por isso estamos apostados em incrementá-lo ainda mais no futuro, em número de participantes, de horas de aulas, de modalidades e de frequência semanal”.

São parceiros institucionais do congresso a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação do Desporto, a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) e a Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público. Na sua primeira edição, em 2016, o congresso foi creditado pelo IPDJ e registou a participação de 350 pessoas, vindas de 45 concelhos de 9 distritos do país.

A programação do 2º Congresso de Envelhecimento Ativo pode ser acompanhada na página de Facebook do “Viseu Ativo” ou no portal do Município.

 

Pode ver também

psp2

2 detidos pela PSP por conduzirem alcoolizados

A Polícia de Segurança Pública de Viseu, no dia 21 do corrente mês e ano, …

Comente este artigo