Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu é o centro do debate nacional sobre envelhecimento ativo

Viseu é o centro do debate nacional sobre envelhecimento ativo

Encontro junta especialistas no debate em torno do envelhecimento activo e das boas práticas de actividade física. Inscrições gratuitas e online.

Tem lugar já esta sexta-feira, 10 de março,  na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), o “2º Congresso de Envelhecimento Ativo: Exercício Físico e Saúde”, iniciativa organizada pelo Município de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu. As inscrições são gratuitas e decorrem online até ao dia 8 de março, no formulário disponível aqui.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, presidirá à sessão de abertura do congresso.

A iniciativa visa criar um momento de reflexão e debate sobre a problemática do envelhecimento ativo e dos desafios presentes e futuros que se colocam às instituições públicas, a nível central e local, os benefícios de uma abordagem multidisciplinar entre as áreas do desporto/atividade física e saúde, assim como partilhar e difundir algumas boas práticas a nível nacional.

“Em Viseu – “A Melhor Cidade para Viver” – reconhecemos a crescente importância que o exercício e a atividade física regular assumem na melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos, no seu bem-estar e aptidão física, mas também no combate à exclusão e na socialização”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

Entre outros oradores, o evento contará com a intervenção de Pedro Teixeira, Coordenador do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde, que fará uma abordagem à promoção da atividade física em Portugal, nomeadamente os compromissos do Estado na área desportiva. O Município de Braga faz-se representar neste encontro, ao lado do Município de Viseu, ambos apresentando os seus programas municipais de promoção do exercício físico junto da comunidade sénior, a partir das 11H30.

Destaque ainda para a apresentação dos resultados do estudo de avaliação multidimensional dos participantes da edição 2016 da Atividade Sénior de Viseu, um programa que mobiliza cada vez mais seniores e com forte expressão nas freguesias do concelho. Para o Presidente da Câmara, “este projeto é atualmente um emblema da qualidade de vida para todos em Viseu. É uma marca de solidariedade e um reflexo de uma comunidade feliz. E por isso estamos apostados em incrementá-lo ainda mais no futuro, em número de participantes, de horas de aulas, de modalidades e de frequência semanal”.

São parceiros institucionais do congresso a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação do Desporto, a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) e a Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público. Na sua primeira edição, em 2016, o congresso foi creditado pelo IPDJ e registou a participação de 350 pessoas, vindas de 45 concelhos de 9 distritos do país.

A programação do 2º Congresso de Envelhecimento Ativo pode ser acompanhada na página de Facebook do “Viseu Ativo” ou no portal do Município.

 

Pode ver também

Câmara de Mangualde aprova proposta de orçamento para 2018 em mais de 22 milhões

A Câmara Municipal de Mangualde aprovou a proposta de Orçamento Municipal para 2018 no valor …

Comente este artigo