Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu é destino cultural e turístico na Páscoa

Viseu é destino cultural e turístico na Páscoa

Fachadas de cinco igrejas da cidade “vestem” desenho de luz inspirado na simbologia pascal. Carolina Deslandes e Orquestra Filarmónica Portuguesa protagonizam concertos especiais da época, a agenda tem mais de 200 eventos.

No próximo sábado, dia 24 de março, tem início a Semana Santa, em Viseu. Em 2018, a cidade-jardim desafia os viseenses, visitantes e turistas para celebrar a época pascal com um programa inovador e reforçado de atividades e iniciativas, a par das cerimónias das várias denominações religiosas. A agenda principal culminará no dia 1 de abril, Domingo de Páscoa.

“As celebrações da Semana Santa têm uma forte expressão na cidade e revestem-se de grande simbolismo para toda a comunidade. É também visível nesta altura um crescente número de visitantes e turistas, razões que justificam uma aposta mais estratégica da agenda”, destacou o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

Pela primeira vez, um projeto de iluminação comemorativa “vestirá” de forma simbólica as fachadas de cinco igrejas patrimoniais da cidade: a Catedral de Viseu, as Igrejas da Misericórdia, dos Terceiros e do Carmo e a centenária Igreja Baptista, na rua da Paz.

Os desenhos de luz, inspirados na simbologia pascal, irão refletir tons lilás e dourado até sábado, até ao fim do mês, sendo que no domingo, dia de Páscoa e da Ressurreição de Cristo, o tom lilás dará lugar ao branco.

“É um roteiro de luz inédito que suscita uma nova experiência cultural e turística. O projeto valoriza, simultaneamente, o património da cidade e o simbolismo da quadra, atraindo residentes e turistas para a rua”, sublinhou  o Vereador da Cultura, Jorge Sobrado.

Entre os dias 23 e 31 de março vai ser possível percorrer este roteiro de luz, pelo comboio turístico de Viseu, que fará também outras paragens no Rossio para iniciar visitas à cidade, no decorrer da época Pascal.

Nesta programação especial, a música ganha também um lugar de destaque, com dois grandes concertos de Páscoa, que cruzam sonoridades clássicas e pop. Um deles é protagonizado por Carolina Deslandes, no dia 31 de março, pelas 17 horas.

A voz de “A Vida Toda” e “Avião de Papel”, o seu mais recente single com Rui Veloso, regressa a Viseu para um concerto no Rossio, com entrada gratuita.

A vertente clássica vai ser assegurada pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, a direção está a cargo do Maestro Osvaldo Ferreira.

No dia 28 de março, pelas 21H30, a Sé de Viseu servirá de palco a um concerto onde soarão melodias de Beethoven, Bach e Mozart.

 

Pode ver também

Incêndios: Empresário Jorge Mendes oferece casa e ambulância em Santa Comba Dão

O empresário FIFA Jorge Mendes coloca esta quarta-feira a primeira pedra na casa que vai …

Comente este artigo