Viseu: 5.400 pessoas de 24 países europeus participam no “Europeade” – Alive FM 89.9 FM – Viseu
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu: 5.400 pessoas de 24 países europeus participam no “Europeade”

Viseu: 5.400 pessoas de 24 países europeus participam no “Europeade”

Até ao próximo domingo 28 de julho, cerca de 5.400 pessoas de 203 grupos, oriundos de 24 países europeus, vão estar em Viseu para participar na 55.ª ediçã do Europeade, um festival de etnografia e folclore que já começa a envolver todos os setores da cidade, da restauração ao comércio.

Criado em Antuérpia, na Bélgica, em 1964, com o objetivo de salvaguardar e promover o património cultural imaterial europeu, o festival Europeade decorre todos os anos num país diferente, tendo a última edição sido organizada em Turku, na Finlândia. Sem propósitos competitivos, os grupos que participam costumam fazer atuações de rua para dar a conhecer os seus diferentes costumes e músicas tradicionais.

No que respeita à alimentação, “há toda uma logística preparada para o efeito, assegurada por duas empresas da especialidade”, e serão servidas quase 16 mil refeições diárias, explicou à agência Lusa o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Jorge Sobrado.“

Durante o festival, os vários grupos terão o apoio de voluntários, num total de 365, de 13 nacionalidades. Segundo o vereador, estes voluntários são “predominantemente jovens, mas também adultos em idade ativa e seniores motivados em viver uma grande experiência por dentro”. Os voluntários são sobretudo portugueses, mas encontram-se também “nacionalidades tão distintas como Moldávia, Polónia, Roménia, Letónia, Hungria, Cabo Verde e Brasil”, num “verdadeiro melting pot cultural”, acrescentou Jorge Sobrado.

Com o objetivo de favorecer a mobilidade dos mais de 5.400 participantes do festival e a segurança nos espaços de maior concentração de pessoas e eventos, a cidade de Viseu vai sofrer várias alterações durante estes cinco dias.

Além de várias limitações de tráfego automóvel no centro histórico, haverá condicionamentos nas zonas abrangidas nos períodos de realização das grandes galas (junto ao estádio municipal do Fontelo) e do cortejo etnográfico.

Foram definidas zonas de estacionamento para os autocarros que transportam os mais de 200 grupos inscritos. Os participantes receberão guias específicos, com mapas, contactos úteis, dicas de português, oportunidades de visitas a museus, informação turística e gastronómica.

 

Pode ver também

Ministério da Justiça estuda proposta para ampliar tribunal de Viseu

Ministério estuda construção de 13 novos tribunais nos próximos 10 anos Governo defende agregação de …

Comente este artigo