Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu: 102 anos assinalados amanhã no Museu Nacional Grão Vasco

Viseu: 102 anos assinalados amanhã no Museu Nacional Grão Vasco

No próximo dia 16 de março comemora-se o 102º aniversário do Museu Nacional Grão Vasco.
Neste mesmo dia, em 1916 publicava-se, em Diário do Governo, a fundação do Museu Grão Vasco (Decreto nº 2.284-C, de 16 de Março de 1916) no qual se instituía a criação de um novo organismo com a designação de Museu de Grão Vasco, especificando que o seu acervo incluiria “os valiosos quadros existentes na Sé de Viseu (…) o tesouro do cabido da Sé, além doutros objetos de valor artístico ou histórico que possam ser cedidos e se torne conveniente incorporar no mesmo Museu”. O capitão Francisco de Almeida Moreira foi então a figura tutelar do processo da sua criação desde o primeiro momento, e nomeado seu diretor logo em 1916.

Volvidos 102 anos da sua fundação, pretendemos, em 2018, marcar esta data com a apresentação do website do Museu, na certeza de que, com esta ferramenta, estamos a “abrir” uma janela do Museu para o mundo, potenciando a internacionalização do magnífico acervo do MNGV.

O programa destas comemorações, terá início pelas 18h00, de dia 16, com sessão de abertura, seguida de comunicação Tecnologia digital, e depois da ameaça? que será apresentada pela colaboradora e membro da Direção da Acesso Cultura, Ana Braga,  Mestre em Museologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, seguindo-se depois a apresentação do Website do Museu. Nestas comemorações estarão presentes a Senhora Diretora Geral do Património Cultural, Arqª Paula Silva e o Exmo. Senhor Ministro da Cultura, Dr. Luís Filipe Castro Mendes, que encerrará este aniversário.

 

Pode ver também

Nove anos de prisão efectiva para mulher acusada de burlar cidadãos franceses

As quatro pessoas acusadas de sequestro e burla a cidadãos franceses foram condenadas no Tribunal …

Comente este artigo