Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / “Viseense cuida voluntariamente de 30 colónias de gatos em Orgens e Abraveses”

“Viseense cuida voluntariamente de 30 colónias de gatos em Orgens e Abraveses”

O Bloco de Esquerda viu aprovada em unanimidade, na Assembleia Municipal, a moção “VISEU, CIDADE AMIGA DOS ANIMAIS! “ .

A partir do dia 1 de Maio entra em vigor o novo estatuto jurídico dos animais, que deixam de ser considerados como “coisas” e passam a ser reconhecidos como “seres vivos dotados de sensibilidade e objecto de protecção jurídica”.

Como tal, os Centros de Recolha Oficial de Animais estarão proibidos de abater os animais por motivos de sobrelotação ou incapacidade económica. Em Junho de 2016, a Câmara de Viseu aderiu ao Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia Intermunicipal de Sátão, Aguiar da Beira e Penalva do Castelo, criado em 2013 com a designação Centro Intermunicipal de Recolha, Captura e Abate de Canídeos e Felídeos.

Carlos Vieira, do Bloco de Esquerda, explica que um dos directores destes centros admite a sobrelotação do espaço e a necessidade de Viseu criar o seu próprio centro.

As solicitações têm aumentado de dia para dia e Carlos Vieira admite haver pessoas no concelho que tratam de forma voluntária cerca de 30 colónias de gatos.

Carlos Vieira explica que o intuito desta moção é deixar de lado as tão habituais coimas e fazer uma campanha de sensibilização para apoiar a comunidade a reduzir estes números.

Outras das medidas é apelar às pessoas que forneçam água e alimento aos animais de rua, a criação de um parque canino e convencer e apoiar à identificação electrónica.

Carlos Vieira garante que há pessoas que não colocam os chips aos seus animais por desconhecerem o processo. Defende ainda mais equipamentos de captura ou armadilhas para a recolha de gatos, de modo a que os possam apanhar e entregar para esterilização e insiste nas campanhas de adopção.

O Centro Intermunicipal de Recolha, Captura e Abate de Canídeos e Felídeos, de Aguiar da Beira, Sátão e Penalva do Castelo, também recebe animais de Mangualde e de Santa Comba Dão.

 

Pode ver também

Queda de neve encerra acessos ao maciço central da Serra da Estrela

Estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram hoje encerradas devido à …

Comente este artigo