Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / “Viseense cuida voluntariamente de 30 colónias de gatos em Orgens e Abraveses”

“Viseense cuida voluntariamente de 30 colónias de gatos em Orgens e Abraveses”

O Bloco de Esquerda viu aprovada em unanimidade, na Assembleia Municipal, a moção “VISEU, CIDADE AMIGA DOS ANIMAIS! “ .

A partir do dia 1 de Maio entra em vigor o novo estatuto jurídico dos animais, que deixam de ser considerados como “coisas” e passam a ser reconhecidos como “seres vivos dotados de sensibilidade e objecto de protecção jurídica”.

Como tal, os Centros de Recolha Oficial de Animais estarão proibidos de abater os animais por motivos de sobrelotação ou incapacidade económica. Em Junho de 2016, a Câmara de Viseu aderiu ao Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia Intermunicipal de Sátão, Aguiar da Beira e Penalva do Castelo, criado em 2013 com a designação Centro Intermunicipal de Recolha, Captura e Abate de Canídeos e Felídeos.

Carlos Vieira, do Bloco de Esquerda, explica que um dos directores destes centros admite a sobrelotação do espaço e a necessidade de Viseu criar o seu próprio centro.

As solicitações têm aumentado de dia para dia e Carlos Vieira admite haver pessoas no concelho que tratam de forma voluntária cerca de 30 colónias de gatos.

Carlos Vieira explica que o intuito desta moção é deixar de lado as tão habituais coimas e fazer uma campanha de sensibilização para apoiar a comunidade a reduzir estes números.

Outras das medidas é apelar às pessoas que forneçam água e alimento aos animais de rua, a criação de um parque canino e convencer e apoiar à identificação electrónica.

Carlos Vieira garante que há pessoas que não colocam os chips aos seus animais por desconhecerem o processo. Defende ainda mais equipamentos de captura ou armadilhas para a recolha de gatos, de modo a que os possam apanhar e entregar para esterilização e insiste nas campanhas de adopção.

O Centro Intermunicipal de Recolha, Captura e Abate de Canídeos e Felídeos, de Aguiar da Beira, Sátão e Penalva do Castelo, também recebe animais de Mangualde e de Santa Comba Dão.

 

Pode ver também

Palácio do Gelo e Forum Viseu encerram maioria das lojas

A maioria das lojas do Palácio do Gelo e do Forum Viseu estão a fechar …

Comente este artigo