Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Vinho do Dão e cidade de Viseu querem espalhar charme no Porto

Vinho do Dão e cidade de Viseu querem espalhar charme no Porto

 

A cidade de Viseu e a região vitivinícola do Dão promovem-se, em parceria, até 22 de Abril, na baixa da cidade do Porto, com a ambição de seduzir e conquistar os interesses de turistas e consumidores.

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão estreia a iniciativa “DÃO INVICTO”, mostrando ao “vivo e a cores” os néctares da região, ao mesmo tempo que, em 2017, o Município de Viseu promove o “Ano Oficial para Visitar Viseu”, procurando sustentar um crescimento de fluxos turísticos na cidade de Viriato.

A promoção dos vinhos do Dão em 24 restaurantes aderentes no eixo Flores-Mouzinho arranca, já a partir deste sábado, 15 de Abril.

Por outro lado, 30 produtores e marcas de vinhos do Dão e 10 empresas turísticas de Viseu aderem e participam da iniciativa no fim-de-semana de 21 e 22 de Abril, com uma agenda cheia de eventos, demonstrações, visitas virtuais, workshops, concertos e apresentações.

A campanha — inédita — foi apresentada esta quinta-feira, no Porto, pelo Presidente da CVR do Dão, Arlindo Cunha, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, no Palácio da Bolsa.

A iniciativa conta com o apoio institucional e de acolhimento do Município do Porto e da Misericórdia do Porto, que cederá o espaço dos claustros do MMIPO – Museu da Misericórdia do Porto, em pleno centro histórico da Invicta, na rua das Flores, para uma agenda de ações promocionais.

Para as duas instituições “região e cidade complementam-se e oferecem hoje uma atratividade renovada no mercado interno e ibérico. Juntas são um destino turístico de excelência com um mix de experiências culturais, urbanas, paisagísticas e enogastronómicas muito diferenciadoras”.

Os vinhos do Dão farão prova no Porto do seu excelente momento de forma, enquanto Viseu revelar-se-á como “destino feliz e trendy”.

O Presidente da CVR Dão, Arlindo Cunha, destaca “a redescoberta dos vinhos do Dão pelo mercado nacional. Nos últimos três anos, a região cresceu 18% no volume de vendas, certificando atualmente 15 milhões de litros de vinhos”.

Por sua vez, no seu “Ano Oficial”, Viseu procurará confirmar e consolidar a tendência de crescimento do número de dormidas na cidade registado nos últimos três anos: 13% em 2014, 18% em 2015, aproximadamente 20% em 2016 (estimativa provisória do Turismo do Centro), atingindo um volume aproximado de 170 mil dormidas.

Em 2017, o Município acalenta a expectativa de chegar aos 200 mil hóspedes.

Almeida Henriques acredita que “Viseu está no ponto ideal para ser redescoberto como destino turístico de excelência”, dispondo de “fortes atributos históricos e patrimoniais, vinhateiros, ambientais e qualidade de vida”. “O ‘boom’ turístico em Portugal reclama iniciativas como esta e a afirmação de destinos complementares”, afirma.

Nas provas e workshops vínicos, prometem ganhar saliência as marcas diferenciadoras do Dão, através das suas “castas-rainha”: o Touriga-Nacional nos tintos e o Encruzado nos brancos. Manuel Carvalho, Nuno Cancela de Abreu e Osvaldo Amado serão oradores convidados nas “provas especiais” propostas ao público.

“Mais do que nunca, fazemos justiça à nossa condição de berço destas castas nacionais notáveis”, sublinha Arlindo Cunha. “A diferenciação, a elegância e a vocação gastronómica dos vinhos do Dão está a afirmar-se”, conclui.

Na agenda da presença promocional de Viseu na Invicta apresenta-se a “1ª visita guiada a Viseu no Porto”, que se realizará na tarde de sábado, 22 de Abril, conduzida pelo historiador Joel Cleto.

A visita — de carácter inédito — explorará as múltiplas afinidades mitológicas, históricas, culturais e artísticas entre as cidades do Porto e de Viseu, desde tempos anteriores à nacionalidade até à contemporaneidade, passando pelas primeiras obras do Renascimento nas duas cidades.

Na bagagem, Viseu levará ao Porto um conjunto de tecnologias virtuais turísticas com experiências “imersivas”, “made in Viseu”, nomeadamente o projeto “VIKE” e a APP Viseu 360º.

A agenda de eventos da cidade em 2017, onde marcam presença as iniciativas enoturísticas de Primavera, Outono e Inverno, e a Feira de São Mateus, no Verão, será outra das propostas a apresentar.

AGENDA PROMOCIONAL 21 – 22 ABRIL

Museu da Misericórdia do Porto

Das 15H – 21H (em contínuo)

  • Provas de Vinhos do Dão (30 produtores)
  • Espaço Cidade-Jardim no MMIP
  • Mini-concertos de Viseu (Fingertips, Johnny Abbey, Pedro Duvalle)
  • Há Magia de Viseu na Invicta (12 horas de ilusionismo)
  • VIKE! 3 viagens virtuais de bicicleta a Viseu.
  • VISEU 360º: experiências imersivas
  • “Timeline de Viseu”: 2500 Anos de História em 600 segundos
  • Agenda de Eventos 2017 (apresentações)
  • Provas de sabores de Viseu com vinhos do Dão

AÇÕES ESPECIAIS

22 de Abril

16H | “1ª Visita Guiada a Viseu no Porto”, por Joel Cleto (passagens pela capela de São Miguel o Anjo, Miragaia, Cadeia da Relação do Porto, entre outros pontos da cidade)

19H | Concerto “Festival de Música da Primavera de Viseu”, na Igreja da Misericórdia (rua das Flores)

Provas de vinhos do Dão I Sala de Provas da Viniportugal – Porto

21 de Abril I 14H30: “Vinhos Velhos do Dão: brancos e tintos”. Orador Manuel Carvalho

22 de Abril I 17H30: “Vinhos do Dão Nobre: Fonte do Ouro, branco, 2015 e Casa de Santar, tinto, 2013. Oradores Nuno Cancela de Abreu e Osvaldo Amado.

 

Pode ver também

Queda de neve encerra acessos ao maciço central da Serra da Estrela

Estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram hoje encerradas devido à …

Comente este artigo