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Trigémeos dão a cara por água de confiança em Viseu, famílias numerosas beneficiadas

A campanha, intitulada “Não há duas sem três”, assinala o reconhecimento da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), pelo terceiro ano consecutivo, à “água segura” da Águas de Viseu – Serviços Municipalizados.

Face à avaliação transata, a ERSAR melhorou o indicador de qualidade da água pública de Viseu para um índice de 99,03 por cento. “Um indicador recorde e que reforça a confiança no seu consumo”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

Para o autarca, “ter água pública segura e a baixo preço é um fator de qualidade de vida. Esta conquista é coletiva e precisa de ser conhecida”.

Sobre a campanha, Almeida Henriques explicou que “a participação de gémeos [em 2015] e de trigémeos de Viseu nesta sensibilização é um ato criativo e, sobretudo, uma medida de pedagogia comunitária”, explicou Almeida Henriques.

A campanha serve ainda de mote à promoção do acesso de famílias com 5 ou mais pessoas no agregado (ou monoparentais com 3 filhos) ao tarifário especial para famílias numerosas, adotado em Junho de 2015.

Hoje, são já 100 as famílias numerosas de Viseu beneficiárias de um tarifário social que isenta taxas, pratica o preço da água ao escalão mais baixo até 25 metros cúbicos e incrementa 3 metros cúbicos em cada escalão, a partir do 5º elemento ou do 3º filho.

Somando as famílias carenciadas com acesso ao tarifário social da Águas de Viseu, são já 150 os agregados beneficiários. Considerando ainda a redução dos preços nas ligações à rede (ramais), esse número sobe para 440.

“Estamos a introduzir justiça social na política local de água, promovendo a inclusão de quem mais precisa e favorecendo a natalidade no concelho”, afirma Almeida Henriques. “O estímulo da natalidade e o apoio às famílias fazem-se em muitos pequenos gestos diários”.

Município e Águas de Viseu continuam empenhados em aumentar o acesso ao tarifário social.

A Águas de Viseu realizou ainda um balanço sobre os resultados da campanha de regularização e “combate” às ligações ilegais ou clandestinas, iniciada em 2014.

Entre 2014 e 2015, foram realizados e pagos 6533 pedidos de ligação às redes públicas de água e saneamento.

Ao todo, estas ligações representam um aumento superior a 3000 “clientes” na Águas de Viseu, ou seja, de 6,5%, totalizando agora 44.500 utentes.

O Presidente da Câmara destacou “o sucesso desta iniciativa, que contribui duplamente para a sustentabilidade do concelho. Protegemos a saúde pública e o meio-ambiente e garantimos a viabilidade a baixo preço da Águas de Viseu”. “A equidade e a boa gestão andam de braço dado com política social”, defendeu.

“Somos a segunda capital de distrito do país com a água mais barata, temos preços reduzidos para quem precisa e fizemos em 2015 o maior investimento em ambiente da história da região, sem dívidas e sem mais impostos”, explicou.

O encaixe financeiro garantido pelo aumento de clientes sustenta hoje o custo dos apoios sociais concedidos e, em parte relevante, o financiamento da construção da ETAR VISEU SUL não suportada por fundos comunitários.

Por esses motivos, Município e Águas de Viseu prosseguem a campanha de regularização de ligações às redes públicas de água e saneamento, através de ações de fiscalização. Estimam-se hoje 3000 ligações por realizar. Várias centenas de proprietários foram já contactados.

A Águas de Viseu apresentou ainda o seu novo website, disponível desde hoje em www.aguasdeviseu.pt

Novas funcionalidades para interação com a Águas de Viseu (como as leituras de consumo online), um interface mais simples, intuitivo e otimizado para “mobile”, uma estrutura mais informativa e com dicas de poupança são as propostas do novo rosto da Águas de Viseu na Internet.

“Este é mais um passo, ao lado dos que já foram dados, na modernização dos serviços da Águas de Viseu”, garantiu o Presidente da Câmara, que avançou ainda “a criação futura de uma área de cliente integrada”.

“A Águas de Viseu assume um compromisso de melhorar a satisfação do munícipe, segundo princípios de proximidade, eficiência e sustentabilidade”, explicou.

O número de munícipes e clientes com pagamento por débito direto é hoje de quase 70% e os aderentes à fatura eletrónica continuam a crescer, representando quase 15% do total.

Notícia: Município de Viseu

 

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