Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Tocha Oficial dos Jogos Olímpicos de Roma onde o viseense Manuel Oliveira participou está em Leilão

Tocha Oficial dos Jogos Olímpicos de Roma onde o viseense Manuel Oliveira participou está em Leilão

Há dois símbolos alusivos a Jogos Olímpicos anteriores que estão em leilão: a Tocha oficial dos Jogos Olímpicos de Roma de 1960 e a moeda de ouro alusiva às Olimpíadas de Munique, 1972, valorizada em 1.300 euros.

Os atletas de Viseu Carlos Lopes e Manuel Oliveira estiveram lá!

Para celebrar o início dos Jogos Olímpicos Rio2016, a Catawiki lança dois leilões especiais, de artigos de colecção e artigos de numismática, associados a edições anteriores do evento.

A Tocha Olímpica dos XVIII Jogos Olímpicos de Roma é um dos objectos em destaque, assim como uma moeda de ouro alusiva às Olimpíadas de Munique, 1972, valorizada em 1.300 euros.

Os Jogos Olímpicos Rio2016 decorrem de 5 a 21 de Agosto, no Rio de Janeiro, e Portugal estreia-se no evento com uma vitória da seleção de futebol, frente à Argentina, por 2-0.

Para celebrar esta edição dos Jogos Olímpicos, a Catawiki, plataforma de leilões na Internet, cria dois leilões comemorativos: um leilão de moedas de edições anteriores dos Jogos Olímpicos e outro com artigos únicos e coleccionáveis relacionados com o evento.

A tocha olímpica oficial da XVIII edição dos Jogos Olímpicos, que decorreram em Roma, em 1960, é um dos objectos mais raros em leilão na Catawiki. Devido às suas características únicas, condições de conservação perfeitas, bem como toda a história e significado associados, torna-se num objecto único, em todo o mundo, e com uma elevada valorização.

Manuel Figueiredo de Oliveira, nasceu a 20 de Outubro de 1940, em Mangualde e fez parte do Comité Olímpico de Portugal nos Jogos Olímpicos de Roma de 1960. Ingressou no Sporting Clube de Portugal em Outubro de 1959 e obteve êxitos significativos no atletismo.

Participações Olímpicas na modalidade de atletismo:

Jogos Olímpicos de Roma – 1960 –  XVII Olimpíada – Itália – Classificação 6º lugar na eliminatória – Classe 5.000 metros

Jogos Olímpicos de Tóquio – 1964 –  XVIII Olimpíada – Japão – Classificação 4º lugar  – Classe 3.000 metros-obstáculos

Jogos Olímpicos de México – 1968 –  XIX Olimpíada – México – Classificação 8º lugar na eliminatória  – Classe 3.000 metros-obstáculos

Carlos Lopes foi o primeiro atleta português a ganhar uma Medalha de Ouro em Jogos Olímpicos, ao vencer a maratona de Los Angeles em 1984, com o tempo de 2.09,21. Em 1976, em Montreal, já tinha conquistado a Prata, nos 10.000 metros, com a marca de 27.45.17, batido apenas pelo finlandês Lasse Virén. Este atleta é de Vildemoinhos, Viseu.

Participações Olímpicas na modalidade de atletismo:

Jogos Olímpicos de Munique – 1972 –  XX Olimpíada – Alemanha – Classificação 9º lugar – Classe 10.000 metros

Jogos Olímpicos de Montreal – 1976 –  XXI Olimpíada – Canadá – Classificação Medalha de Prata  – Classe 10.000 metros

Jogos Olímpicos de Los Angeles – 1984 –  XXIII Olimpíada – Estados Unidos da América – Classificação Medalha de Ouro  – Classe Maratona

 

 

Pode ver também

Duas mulheres detidas em Moimenta da Beira por permanência ilegal no país

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, …

Comente este artigo