Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sernancelhe recebe “Festa da Castanha” e lança livro para produtores
Fotografia Alive Fm / M. Azevedo Fotografia

Sernancelhe recebe “Festa da Castanha” e lança livro para produtores

O concelho de Sernancelhe movimenta localmente cerca de 4 milhões de euros na produção da castanha e exporta três vezes mais, são 12 milhões para vários países em todo o mundo.

Agentes políticos, empresas e a própria confraria da castanha durante todo o ano promovem a divulgação e comercialização, para que a castanha de Sernancelhe se imponha cada vez mais no mercado nacional e internacional.

Um dos eventos organizados pela autarquia decorre este fim-de-semana, a 26ª edição da “Festa da Castanha” tem também por objetivo a divulgação dos mais variados produtos endógenos do concelho, salientou à Alive Fm, Armando Mateus vereador da Cultura na câmara de Sernancelhe.

O município de Sernancelhe vai lançar no certame deste ano um livro de boas práticas para os produtores de castanha, o manual “O castanheiro e a castanha” tem por objetivo apoiar os produtores desde a compra, à enxertia, controle de qualidade e combate de pragas com a vespa da galha.

O livro é o resultado de vários estudos feitos ao longo de dois anos por técnicos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e envolveu uma centena de produtores da região, como salienta Armando Mateus, vereador da Cultura na câmara de Sernancelhe.

Ao longo dos três dias de certame da “Festa da castanha” de Sernancelhe o programa abrange as mais diversas áreas de promoção.

Sernancelhe conta com mais de 500 explorações, cerca de mil hectares de castanheiros e uma produção anual média de mil toneladas.

A castanha e os mais variados produtos endógenos de Sernancelhe vão estar em exposição este fim-de-semana no Expo Salão, a inauguração está marcada para as 18h30, duas horas antes vai ser lançado o manual de boas práticas “O castanheiro e a castanha”.

 

Pode ver também

PSP identificou homem que atropelou jovem em Viseu

A PSP de Viseu já identificou o indivíduo que no passado sábado, cerca das 20 …

Comente este artigo