Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sátão: Abate de árvores centenárias provoca revolta e indignação em Avelal

Sátão: Abate de árvores centenárias provoca revolta e indignação em Avelal

A Infraestruturas de Portugal está a proceder ao abate de árvores centenárias na povoação de Avelal junto à berma da EN 229, no troço que liga o Sátão a Aguiar da Beira.

A decisão está a causar indignação junto da população e ao próprio presidente da freguesia.

O autarca, em janeiro de 2018 através de ofício dirigido à Infraestruturas de Portugal, solicitou apenas a poda das árvores, após um ano, o presidente António Sousa, foi informado que as árvores iriam ser abatidas, os trabalhos tiveram início esta semana.

O autarca da freguesia de Avelal, solicitou a poda das árvores centenárias, atendendo ao facto de estarem próximas de habitações e de estarem localizadas numa via com elevado tráfego rodoviário.

António Sousa, salienta que algumas das árvores estavam com sinais evidentes de perigo de queda, mas na sua opinião, não era necessário fazer o abate de todas as árvores, como foi decidido pela Infraestruturas de Portugal.

Ao autarca de freguesia, foi dada a garantia por parte da Infraestruturas de Portugal, que após o abate das árvores centenárias vão ser plantadas no local novas espécies que não causem prejuízos nas habitações circundantes.

António Sousa, presidente da freguesia de Avelal, está contra a decisão do abate na totalidade das árvores centenárias, junto à EN 229, apesar de reconhecer que algumas já representavam perigo para as habitações próximas e viaturas que diariamente circulam naquele troço da EN 229.

O autarca apenas solicitou à Infraestruturas de Portugal que fosse feita a poda das árvores, a decisão dos técnicos foi no sentido do abate das árvores centenárias.

Galeria de fotografias Alive Fm.

 

Pode ver também

Câmara de Sátão assinala os 45 anos do 25 de abril

A revolução levada a cabo pelo Movimento das Forças Armadas a 25 de abril de …

Comente este artigo