Home / Notícias / Revoltados com Almeida Henriques: “Consegue dormir tranquilo?”
Imagem de: doutorenfermeiro.blogspot.com

Revoltados com Almeida Henriques: “Consegue dormir tranquilo?”

A Liga de Amigos e Voluntários do Centro Hospitalar Tondela Viseu enviou um comunicado à RádioAlive a questionar: “Onde fica a cirurgia oncológica? Que responda quem manda!”. 

A “queixa” surge no seguimento da “polémica” quanto aos centros de referência de cirurgia oncológica do Hospital que tinha sido excluída das candidaturas.

Aqui ficam as palavras do comunicado enviado pelo presidente da Liga, Fernando Bexiga: 

«ONDE FICA A CIRURGIA ONCOLÓGICA? QUE RESPONDA QUEM MANDA!!

“Afinal… continuamos a feirar”
Liga de Amigos e Voluntariado do CHTV foi há pouco surpreendida(?) ou não, pela notícia da aprovação de novos Centros de Referência para a Cirurgia Oncológica, de onde obviamente NÃO CONSTA o nosso Centro Hospitalar. Viseu não foi considerado porque a sua candidatura foi rejeitada por “intempestividade” como nos respondeu o Ministério em tempo oportuno e que nós demos conhecimento público de parte da informação. Com efeito, a candidatura do CHTV deu entrada fora de tempo pelo que não foi sequer considerada. 

Como é possível que os responsáveis por tal erro não o tenham tentado corrigir em mais de 10 meses!!! Quais as suas competências e funções? Diziam-nos que estava tudo a ser revisto!!!! Sim, dez meses daria para fazer reverter a decisão, entregar novo processo, pois o primeiro (de setembro de 2015) não chegou a dar entrada por ter sido enviado fora de prazo, o que é o procedimento correto do júri para qualquer concurso.

Para cabal esclarecimento anexamos documento da Secretaria de Estado da Saúde de 20 de junho, em que a posição do Júri é inequívoca.

Constatamos hoje que foi mais um embuste e uma desculpa e que os viseenses ficaram sem as cirurgias Oncológicas: colo retal e hepatobiliopacreática,  para as quais há tecnologia e os médicos especialistas altamente qualificados e com provas dadas. Como é possível cometer erros desde quilate e deixar a região sem mais estas valências? O que andam a fazer os nossos mais altos responsáveis locais? Ainda na passada semana os três presidentes, Almeida Henriques, Ermida Rebelo e Mota Faria se deslocaram a Lisboa e foram recebidos pelo Sr. Ministro da Saúde. O encontro correu tão bem (!) que Almeida Henriques, esfuziante, se apressou a postar no FB cerca das 19h 30m desse mesmo dia uma informação à população comunicando a vitória (a decisão já era bem conhecida e a LAVCHTV já o tinha afirmado, em 28 de junho à Comunicação Social).

Não informou, infelizmente, nada sobre o Centro de Referência ou a Oncologia…. Dizia “estar em estudo”. 

Aí está o primeiro resultado do estudo: NÃO HÁ CENTRO DE REFERÊNCIA ONCOLÓGICA. Afinal, devemos questionar, o que foram lá fazer os que nos representam ao mais alto nível?? Em época de Verão tentam lançar areia para os olhos dos viseenses de boa-fé que aplaudem migalhas e não exigem o que é seu por direito. Com tantos aplausos vamos ficando sem NADA. O que nos oferecem os nossos responsáveis? “Uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma”. E agora, que fazer com este NADA? É obrigação moral, ética e institucional de quem ocupa e desempenha cargos públicos, de quem se diz servir a população, que quando não se é capaz de resolver os problemas e de alcançar o que é de direito das populações ser coerente. É altura dos nossos dirigentes locais citados retirarem as consequências do seu insucesso, da inépcia na reivindicação. Estamos crentes que o vão fazer.

Aliás, o desalento é tal que já vimos médicos do CHTV a manifestarem publicamente, nas redes sociais, o seu desalento e a questionar o Presidente da Câmara, perguntando-lhe “consegue dormir tranquilo”.

Afinal, Sr. Presidente (da CMV), quem é que são os Amigos de Peniche? Afinal, Sr. Presidente (do CHTV), quem é que são os ingratos e os desestabilizadores da paz no CHTV? Afinal Sr. Presidente (da AMV), quem é que confunde e mistura os problemas na Ágora da democracia de Viseu? 

Por favor deixem-se de tacticismos partidários e respeitem as populações.
(Nota: Lembra-se que foram 3 Presidentes falar com o Sr. Ministro da Saúde a Lisboa)!
Pela melhoria dos cuidados de saúde para Viseu Região não nos calarão. Os viseenses aguardam as respostas dos que os representam.

O Presidente da Direção

Fernando Luís Monteiro Bexiga, Doutor»

 

Pode ver também

Sátão recebeu Campeonato Nacional de Orientação

O Clube de Orientação de Viseu – Natura, a Federação Portuguesa de Orientação, o Município …

Comente este artigo