Reserva Arqueológica Municipal de Viseu na casa do Miradouro – Alive FM 89.9 FM – Viseu
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Reserva Arqueológica Municipal de Viseu na casa do Miradouro

Reserva Arqueológica Municipal de Viseu na casa do Miradouro

O Município de Viseu vai constituir na Casa do Miradouro um “Polo Arqueológico de Viseu”, no qual funcionará uma Reserva Arqueológica Municipal.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “este centro arqueológico deverá estar organizado, regulamentado e reconhecido até ao final de Março de 2019, ao mesmo tempo foi também restituida a Casa do Miradouro à sua vocação histórica, destinando-a integralmente para fins culturais”.

Segundo o Vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado, “o Pólo Arqueológico é um desafio irresistível numa cidade histórica tão relevante como Viseu. O centro terá funções estruturantes na política patrimonial da cidade.”

De acordo com o responsável, “o centro terá por principais objetivos reunir os valores arqueológicos do concelho que se encontram atualmente muito dispersos e promover a sua salvaguarda, gestão, investigação e valorização pública, nomeadamente na oferta cultural e turística”.

Jorge Sobrado explicou que o centro será desenvolvido com cinco vocações principais: um núcleo museológico, onde será residente a Coleção Arqueológica José Coelho; a Reserva Arqueológica Municipal, com tarefas de conservação, inventário e disponibilização de espólios; um Centro de Documentação e Biblioteca Especializada; um gabinete de apoio à investigação; e um Serviço Educativo Patrimonial.

Ainda de acordo com o Presidente da Câmara, o Município irá ainda adquirir neste mês de Abril um espólio particular do arqueólogo José Coelho, entretanto descoberto. Nesse acervo, destacam-se quatro publicações inéditas do “arqueólogo-fundador” de Viseu, três cadernos de notas arqueológicas não conhecidos, desenhos técnicos originais do autor, manuscritos do século XVIII e abundante correspondência e documentação.

O espólio encontra-se a ser inventariado e estudado na Coleção Arqueológica José Coelho.

 

Pode ver também

GNR de Viseu apreendeu 19 carros alterados para corridas ilegais

Duas pessoas foram detidas e 19 carros foram apreendidos este domingo nas áreas de serviço de …

Comente este artigo