Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Reconhecida a Reserva Municipal de Materiais Arqueológicos e delegados poderes de gestão

Reconhecida a Reserva Municipal de Materiais Arqueológicos e delegados poderes de gestão

A Câmara de Viseu e a Direção-Geral do Património Cultural assinam, ontem um protocolo de cooperação, que visa a criação da Reserva Municipal de Materiais Arqueológicos no Polo Arqueológico de Viseu.

Esta reserva vai reunir o espólio resultante de trabalhos arqueológicos realizados e a realizar na área do concelho de Viseu, quer sejam promovidos pela autarquia, quer por outras entidades ou investigadores.

Jorge Sobrado vereador da Cultura na Câmara de Viseu, realçou que todo o espólio vai ficar disponível não só para a comunidade científica mas também a toda a população.

O protocolo de cooperação assinado entre a Câmara de Viseu e a Direção-Geral do Património Cultural, prevê que todos os achados arqueológicos com interesse nacional, fiquem na posse da autarquia, salientou Bernardo Alabaça diretor-geral do Património Cultural.

O autarca de Viseu, Almeida Henriques, diz que o protocolo “é estruturante na política de salvaguarda e valorização patrimonial de uma cidade com 2.500 anos”.

A reserva arqueológica municipal tem como missão “promover a investigação e a divulgação dos materiais arqueológicos e desenvolver no Polo Arqueológico de Viseu iniciativas de sensibilização para a importância do património cultural referiu Graça Fonseca ministra da Cultura.

O património cultural deve ser preservado e protegido, mas nunca reserva-lo da divulgação junto da sociedade, em particular das gerações futuras, referiu a ministra da Cultura.

A reserva arqueológica municipal tem como missão promover a investigação e a divulgação dos materiais arqueológicos e desenvolver no Polo Arqueológico de Viseu iniciativas de sensibilização para a importância do património cultural, em particular do arqueológico.

 

Pode ver também

Treinador do Tondela, Natxo González, quer plantel com mais “pontaria” frente ao Gil Vicente

O treinador do Tondela, Natxo González, disse esta segunda-feira que a equipa precisa de “melhorar …

Comente este artigo