Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Prestigiada Revista Science publica artigo de professor do IPV

Prestigiada Revista Science publica artigo de professor do IPV

Artigo em coautoria de docente do IPV publicado na prestigiada revista Science.

O docente da Escola Superior Agrária do IPV, professor Helder Viana, assinou em coautoria um artigo científico sobre biodiversidade e produtividade das florestas recentemente publicado (edição de outubro) na prestigiada revista Science.

Este estudo, agora editado, liderado por Jingjing Liang, da Universidade da Vírginia Ocidental, nos Estados Unidos, foi conduzido por investigadores de diversos países e apresenta dados e conclusões sobre a relação entre a variedade de espécies de árvores num mesmo ecossistema e a produtividade desse ecossistema.

Helder Viana, diretor do Departamento de Ecologia e Agricultura Sustentável da Escola Superior Agrária de Viseu é um dos autores do artigo “Positive biodiversity-productivity relationship predominant in global forests (Relação positiva biodiversidade-produtividade predominante nas florestas globais), que resulta de estudos do grupo de pesquisa internacional Global Forest Biodiversity Initiative.

O conhecimento do papel da biodiversidade na produtividade é fundamental para a compreensão da crise de extinção global e dos seus impactos no funcionamento dos ecossistemas naturais. O estudo avalia relação da biodiversidade na produtividade dos ecossistemas a nível global. Com base em mais de 777 mil parcelas de inventário, em 44 países com mais de 30 milhões de árvores de 8737 espécies, abrangendo a maioria dos biomas terrestres, comparou-se a evolução da produtividade em volume das árvores, em função da riqueza em espécies.

Os resultados mostram uma relação positiva consistente da biodiversidade na produtividade florestal em todo o mundo, mostrando que a perda de biodiversidade continua resultaria num declínio da produtividade florestal em todo o mundo. Constata-se que a relação Biodiversidade/Produtividade apresenta uma variação geoespacial considerável em todo o mundo. A mesma percentagem de perda de biodiversidade levaria a um maior (ou seja, percentual) declínio relativo da produtividade nas florestas boreais da América do Norte, Nordeste Europa, Sibéria Central, Leste da Ásia e regiões dispersas de Sul-África Central e do Sul-Ásia Central. Na Amazónia, África Ocidental e Sudeste, Sul da China, Myanmar, Nepal e do arquipélago malaio, no entanto, o mesmo percentual de perda de biodiversidade levaria a uma maior declínio absoluto da produtividade.

Helder Viana, diretor do Departamento de Ecologia e Agricultura Sustentável da Escola Superior Agrária de Viseu, concluiu o seu doutoramento em Ciências Agronómicas e Florestais, com o tema “Modelling and mapping aboveground biomass for energy usage and carbon storage assessment in Mediterranean ecosystems”, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro”. Possui vários artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e participa em inúmeros projetos em Portugal e em diversos países.

artigo

 

Pode ver também

Durante este ano a autarquia de Castro Daire já destruiu 120 ninhos de vespa asiática

A Câmara Municipal de Castro Daire, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, durante este …

Comente este artigo