Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Presidente da República evoca “exemplar trajetória” de antigo bispo de Viseu

Presidente da República evoca “exemplar trajetória” de antigo bispo de Viseu

O presidente da República publicou hoje uma mensagem de pesar pelo falecimento do bispo emérito de Viseu D. Ilídio Leandro, evocando a sua “exemplar trajetória de vida e a ação pastoral”.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que D. Ilídio Leandro foi “um extraordinário testemunho de fé e de serviço à Igreja e à Comunidade”.

“Ao tomar conhecimento do falecimento de D. Ilídio Leandro, apresento as minhas mais sentidas condolências à Família enlutada e à Diocese de Viseu”, escreve o presidente da República.

D. Ilídio Pinto Leandro, bispo emérito da Diocese de Viseu, faleceu esta sexta-feira aos 69 anos de idade, no Hospital de São Teotónio (Viseu), onde estava internado, após agravamento da sua saúde.

“Foi para mim uma altíssima honra trabalhar com quem, como eu, se disponibilizou, ao longo destes 12 anos, para servir em qualquer área da vida social, familiar, eclesial ou política, disponibilizando-se para melhorar a comunidade a que cada uma e cada um pertencem e responder às necessidades de cada pessoa e de cada Comunidade, em cada situação concreta”, disse, na celebração de agradecimento e despedida promovida pela diocese, em 2018.

Bispo de Viseu desde 23 de julho de 2006, D. Ilídio Leandro pediu a resignação por motivos de doença, dado que sofreu um AVC e estava a fazer tratamentos a um cancro na tiroide; Francisco aceitou a renúncia em 2018.

Ilídio Pinto Leandro nasceu a 4 de dezembro de 1950, em Rio de Mel, Distrito e Diocese de Viseu; terminados os estudos em Filosofia e Teologia, no Seminário Maior de Viseu, recebeu a ordenação sacerdotal a 25 de dezembro de 1973, na Catedral de Viseu; foi diretor da Pastoral Juvenil, a nível nacional.

Bento XVI nomeou-o bispo de Viseu a 10 de junho de 2006 e a ordenação episcopal decorreu a 23 de julho do mesmo ano.

 

Pode ver também

Paulo Almeida – Comandante dos Bombeiros de Castro Daire, descontente com o comportamento das pessoas em pleno Estado de Emergência

Paulo Almeida, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, num comunicado enviado ontem, quarta-feira, 8 …

Comente este artigo