Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Presidente da freguesia de Sátão “preocupado” com descida do Índice de Transparência Municipal
António José Carvalho

Presidente da freguesia de Sátão “preocupado” com descida do Índice de Transparência Municipal

O Índice de Transparência Municipal é realizado desde 2013 pela Transparência e Integridade, em colaboração com a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que colaborou no processo de recolha e validação de dados.

Trata-se de uma avaliação anual da informação de interesse público disponibilizada pelos 308 municípios portugueses nos seus websites oficiais, em sete áreas distintas: informação sobre a organização, composição social e funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a sociedade; Transparência na Contratação Pública; Transparência Económico Financeira e Transparência na área do urbanismo.

A autarquia de Sátão, está entre os municípios que desceu no Índice de Transparência Municipal, registando uma descida de 81 posições, em 2016 ocupava a posição 119, em 2017 passou para a posição 200.

António José Carvalho, presidente da freguesia de Sátão, perante o resultado questionou o presidente da autarquia e mostrou-se preocupado

O presidente da freguesia de Sátão, depois de a câmara de Sátão ter descido 81 posições no Índice de Transparência Municipal, interpelou o presidente do município, quais as medidas que vão ser tomadas, para inverter os resultados do o próximo estudo.

O presidente da câmara de Sátão Paulo Santos, diz que já foram tomadas medidas para que a informação de interesse público seja disponibilizada no site da autarquia, no entanto o autarca, salienta que os rankings tem o valor que têm.

O Município de Cinfães está nos 10 melhores classificados no Índice de Transparência Municipal de 2017. Cinfães é o 9º concelho mais transparente do País, tendo obtido uma classificação de 83,24 (numa escala de 0 a 100).

O Municio de Penalva do Castelo, foi o que mais subiu no Índice de Transparência Municipal, em 2017 subiu 146 posições, ocupando agora a posição 91, no universo dos 308 municípios.

 

Pode ver também

Padre agredido após celebração da missa

Foi na capela de nossa senhora da guia em cambres Lamego que no passado domingo …

Comente este artigo