Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Prémio “Cinco Estrelas Regiões” distingue Viseu na gastronomia, monumentos e festas

Prémio “Cinco Estrelas Regiões” distingue Viseu na gastronomia, monumentos e festas

Prémio “Cinco Estrelas Regiões” distingue Viseu na gastronomia, nos monumentos, no artesanato e nas festas e romarias

Os resultados do prémio “Cinco Estrelas Regiões” de 2019 são agora conhecidos e são também cinco os vencedores made in Viseu escolhidos pelos portugueses.

O “Rancho à Moda de Viseu”, o bolo “Viriato”, a Sé, o Linho de Várzea de Calde e a Feira de São Mateus foram considerados os melhores representantes nas suas categorias, à escala de todo o distrito.

Para Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, “estes galardões confirmam a pertinência da aposta que o município tem feito na valorização e promoção do património material e imaterial com identidade única.

A Feira de São Mateus, o certame histórico de Viseu, repete a conquista e vence na categoria “Festas, feiras e romarias”. Tendo sido nesta edição avaliada enquanto marca, a Feira registou nos mais de 1500 inquiridos, um nível de satisfação de 85 por cento.

Nas novidades prémio “Cinco Estrelas Regiões” destaca-se a escolha do Linho de Várzea de Calde, ex-libris do distrito na área do “artesanato”. Uma conquista com especial relevo para o Município de Viseu que, nos últimos dois anos, tem apostado na valorização e promoção da chamada “aldeia-milagre”, que conserva a milenar tradição de produção do linho.

No ano em que Viseu é “Destino Nacional de Gastronomia”, os sabores mereceram também palco especial. O “Rancho à moda de Viseu” evidenciou-se na categoria de “cozinha tradicional” e o bolo “Viriato” foi o mais votado no universo da doçaria regional.

A Sé de Viseu, monumento incontornável do Centro Histórico, foi também distinguido como “Monumento Nacional” do distrito.

 

Pode ver também

Mel de Pendilhe, Vila Nova de Paiva com certificação de qualidade

Na quinta edição da “Feira do Mel e Artesanato” de Pendilhe, que decorreu este domingo …

Comente este artigo