Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Praxes académicas reuniu responsáveis do Ensino Superior em Viseu

Praxes académicas reuniu responsáveis do Ensino Superior em Viseu

As praxes académicas, que ao longo dos anos ganharam uma conotação negativa, estiveram em debate no Instituto Politécnico de Viseu.

A reflexão reuniu os responsáveis do Ensino Superior em Viseu, um grupo alargado de estudantes e dirigentes das organizações estudantis das três instituições.

A professora Marie Cruz, responsável pelo Instituto Piaget, explica que havia duas certezas no debate: a entrada na Universidade dos novos alunos é  motivo de alegria e deve dar lugar a momentos festivos e que os antigos alunos têm o dever de acolhe-los bem. Como tal, há actividades que devem ser repensadas por não cumprirem essas premissas.

Questionou-se o rally de tascas, fora de horas e das instituições de ensino; o   porquê de a Latada  acabar sempre com meia cidade de Viseu de pantanas, suja, degradada e de onde surgiu o sentimento expresso por muitos novos estudantes de que “a praxe é obrigatória senão…”.

Marie Cruz acredita, pelo retorno que teve, que este ano a Latada aconteceu de forma mais ponderada.

O debate concluiu que começam a aparecer outro tipo de actividades  para a integração dos  “novos estudantes” como actividades de solidariedade, actividades  de descoberta da Cidade e das suas potencialidades e deixou-se claro que a participação nas praxes será sempre facultativa e sem nenhuma consequências sobre a vida académica futura.

 

Pode ver também

GNR identifica 3 suspeitos de incêndios em Tarouca e Lamego

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Lamego, no …

Comente este artigo