Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Poluição em Mangualde: ETAR para 500 habitantes serve atualmente 3 mil

Poluição em Mangualde: ETAR para 500 habitantes serve atualmente 3 mil

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda denuncia poluição em Mangualde de um curso de água afluente da Ribeira dos Frades, que desagua no rio Dão, e que caba por chegar à albufeira da Aguieira.

Segundo o Bloco de Esquerda o caso já se arrasta há vários anos e tem origem na ETAR da Lavandeira que não está a tratar os esgotos domésticos da zona sul da cidade de Mangualde, e toda a área envolvente está transformada num pântano de esgotos.

O bloquista Diego Garcia, salientou à Alive Fm que os terrenos e as linhas de água a sul da cidade de Mangualde estão completamente contaminadas.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais da Lavandeira salienta Diego Garcia, não esta a tratar os esgotos domésticos e nesta altura no local é visível um deposito de esgotos a céu aberto.

Uma ETAR com capacidade para 500 habitantes, atualmente recebe águas residuais de mais de 3 mil.

Apesar de a câmara de Mangualde já estar a construir uma nova ETAR no local, o Bloco de Esquerda diz que agora é necessário proceder à descontaminação de toda a zona e recuperação ambiental

ETAR da Lavandeira que não está a tratar os esgotos domésticos da zona sul da cidade de Mangualde, o equipamento já tem mais de 20 anos, projetada tratar águas residuais de 500 habitantes, neste momento ultrapassa seis vezes mais da sua capacidade.

 

Pode ver também

Viseu na “mira” da Unidade de Ação Fiscal na sequência da operação “Ouro Verde”

Quatro pessoas foram detidas na terça-feira por crimes de fraude fiscal no valor de cinco …

Comente este artigo