Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Poluição em Mangualde: ETAR para 500 habitantes serve atualmente 3 mil

Poluição em Mangualde: ETAR para 500 habitantes serve atualmente 3 mil

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda denuncia poluição em Mangualde de um curso de água afluente da Ribeira dos Frades, que desagua no rio Dão, e que caba por chegar à albufeira da Aguieira.

Segundo o Bloco de Esquerda o caso já se arrasta há vários anos e tem origem na ETAR da Lavandeira que não está a tratar os esgotos domésticos da zona sul da cidade de Mangualde, e toda a área envolvente está transformada num pântano de esgotos.

O bloquista Diego Garcia, salientou à Alive Fm que os terrenos e as linhas de água a sul da cidade de Mangualde estão completamente contaminadas.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais da Lavandeira salienta Diego Garcia, não esta a tratar os esgotos domésticos e nesta altura no local é visível um deposito de esgotos a céu aberto.

Uma ETAR com capacidade para 500 habitantes, atualmente recebe águas residuais de mais de 3 mil.

Apesar de a câmara de Mangualde já estar a construir uma nova ETAR no local, o Bloco de Esquerda diz que agora é necessário proceder à descontaminação de toda a zona e recuperação ambiental

ETAR da Lavandeira que não está a tratar os esgotos domésticos da zona sul da cidade de Mangualde, o equipamento já tem mais de 20 anos, projetada tratar águas residuais de 500 habitantes, neste momento ultrapassa seis vezes mais da sua capacidade.

 

Pode ver também

Viseu: Fim de semana de chuva e trovoada

O distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo este sábado, 19 de outubro, devido …

Comente este artigo