Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / “Polo Arqueológico de Viseu” apresentado no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

“Polo Arqueológico de Viseu” apresentado no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Esta quinta-feira, dia 18 de abril, o Município de Viseu assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um debate público onde apresentará o “Polo Arqueológico de Viseu”.

O encontro tem lugar às 14H30, na Pousada de Viseu, e será um dos momentos marcantes das comemorações nacionais desse dia.

A iniciativa conta com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, da Diretora Geral do Património Cultural, Paula Silva, e da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes.

Pedro Abrunhosa, músico natural da região de Viseu e cidadão com participação pública ativa nas áreas do património e da cultura, é um dos convidados especiais do debate, que será moderado pelo jornalista David Pontes, juntando ainda à mesma mesa os arqueólogos Joel Cleto, Catarina Tente e Pedro Sobral e o coordenador científico do projeto VISEU PATRIMÓNIO Raimundo Mendes da Silva.

Ainda antes, o Vereador da Cultura e Património do Município de Viseu, Jorge Sobrado, apresentará o projeto do “Polo Arqueológico de Viseu”, a instalar na Casa do Miradouro. No mesmo painel, a arqueóloga Gertrudes Branco fará um retrato sobre a “gestão da salvaguarda arqueológica em espaço urbano de Viseu”.

Para além da função de reserva arqueológica, o polo será desenvolvido com base num conjunto de outras valências tais como um serviço técnico de acompanhamento de intervenções arqueológicas, um gabinete de apoio à investigação, um centro de documentação e biblioteca especializada e um serviço de mediação cultural e valorização museológica.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a criação deste serviço representa um forte avanço na política de defesa e promoção do património cultural local e é um exemplo inovador no contexto regional e nacional.”

Jorge Sobrado sublinha o carácter “estratégico e estruturante” da iniciativa. “Ela confere à arqueologia em Viseu um estatuto de primeira importância e cria uma resposta estruturada aos desafios atuais da gestão de património”, remata.

 

Pode ver também

290 mil euros para reflorestar baldios de Fráguas em Vila Nova de Paiva

Os Baldios de Fráguas, do concelho de Vila Nova de Paiva, vão avançar com projetos …

Comente este artigo