Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Petição em defesa da sala de cinema Ícaro em Viseu

Petição em defesa da sala de cinema Ícaro em Viseu

Movimento de cidadãos viseenses tornou pública, a Petição “Todos em Defesa pela Sala de Cinema Ícaro”. O lançamento deu-se juntamente com o site www.cinemaicaro.pt onde é possível ler o Manifesto e assinar a Petição.

“É um grupo de cidadãos que se juntou em defesa pela reabertura do Cinema Ícaro (fechado desde 2005), que se situa nas Galerias Ícaro, em Viseu.”

“Viseu precisa do Cinema Ícaro. Recuperar o Ícaro é portanto relevante para a cidade e para aqueles que nela habitam. O Ícaro pode ter uma nova vida através de uma programação mais virada com destaque para o cinema independente e alternativo, sessões de exibição de clássicos do cinema mundial, assim como na realização de festivais e mostras de cinema e criação de eventos de natureza cultural e cinematográfica. Devolver à cidade um espaço que colmate a falta de oferta diversificada no sector cinematográfico na cidade, permitindo ao público a construção do olhar e novas formas de pensar.”

O cinema precisa do Ícaro.

Os(as) comerciantes precisam do Ícaro.

A cidadania precisa do Ícaro.

As Cidades precisam de Cinemas, o Cinema precisa de Salas.

“O Cinema, como forma de pensamento crítico, é fundamental para a educação e construção do olhar. Hoje assiste-se à reabertura de algumas antigas salas de cinema, como o Cinema Trindade (Porto) e o Cinema Ideal (Lisboa). Os cinemas estão a voltar às cidades e as pessoas estão a voltar ao cinema. As câmaras e as instituições culturais devem estar conscientes desta realidade e do potencial cultural e económico para o desenvolvimento da cidade.”

Queremos reunir o maior número de assinaturas possível, envolver toda a população viseense e não só, para que a Câmara Municipal de Viseu reflicta sobre o potencial do Cinema Ícaro e que lhe dê uma nova vida. Devolver o Ícaro a Viseu é o mínimo, pela cultura.

 

Pode ver também

Autarca de Viseu contra a taxa municipal de Proteção Civil

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), manifestou-se contra a taxa municipal de …

Comente este artigo