Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Percurso da Ecopista do Dão em estado de degradação preocupante e perigoso

Percurso da Ecopista do Dão em estado de degradação preocupante e perigoso

A Ecopista do Dão está altamente degradada nos concelhos de Santa Comba Dão e Tondela:

A Ecopista do Dão, no percurso dos concelhos de Santa Comba Dão e Tondela, encontra-se num estado de degradação preocupante e perigoso para os utentes que utilizam esta referência turística e desportiva da região, denúncia em comunicado o Bloco de Esquerda de Viseu.

Os incêndios de Outubro de 2017 afetaram a maior parte do percurso nestes dois concelhos e que vieram agravar o estado em que se encontra a Ecopista, que desde então está por requalificar e num cenário de abandono total, referiu à Alive Fm, Barbara Xavier, candidata do BE à eleições Europeias por Viseu.

Desde as vedações de madeira, que acompanham todo o percurso da Ecopista e que protegem os utentes de ribanceiras ou outros perigos, que se mantêm completamente queimadas e degradadas sem haver qualquer tipo de proteção nas bermas, até parques de convívio e circuitos de manutenção completamente destruídos, refere Barbara Xavier.

Ao Bloco de Esquerda de Viseu têm chegado várias reclamações dos utilizadores da Ecopista do Dão.

A Ecopista do Dão beneficiou de fundos comunitários europeus e desenvolveu-se ao longo do antigo ramal ferroviário do Dão, numa extensão de 49,2 Kms, atravessa os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

No comunicado do BE, é referido que são várias as promessas de investimento e a requalificação da Ecopista.

Em Março de 2018 foi anunciado pelo Governo um investimento de um milhão de euros para unir a Ecopista do Dão à de Penacova e assim transformar a Ecopista no maior percurso com estas características da Europa.

Em Junho de 2018, o Presidente da Câmara de Tondela anunciou a requalificação da Ecopista nos dois concelhos afetados pelos incêndios através de fundos da CIM Viseu Dão Lafões, mas ainda não avançou qualquer tipo de obra e o percurso continua deficitário, perigoso e totalmente ao abandono.

 

Pode ver também

GNR – Patrulhamento de Explorações Agrícolas

Em nota informativa à Comunicação Social, a Guarda Nacional Republicana informa que a partir de …

Comente este artigo