Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Penalva do Castelo: Percurso Pedestre “PR4 Rota dos Ambientes Rurais”

Penalva do Castelo: Percurso Pedestre “PR4 Rota dos Ambientes Rurais”

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, junta de freguesia de Castelo de Penalva e apoio da Associação Cultural Castro de Pena Alba, Grupo Desportivo Cultural Bela Vista, Centro Social Paroquial de Castelo de Penalva, Bombeiros Voluntários, Unidade de Cuidados à Comunidade de Pena D’Alva e Agrupamento 149 CNE Ínsua, realiza-se, no dia 29 de abril, o percurso pedestre “PR4 PCT Rota dos Ambientes Rurais”.

A Rota é um percurso circular, com cerca de 12km, que circunda uma vasta área da freguesia de Castelo de Penalva, cuja sede, remotamente, foi berço do Município Penalvense e um ponto estratégico para o domínio e manutenção da paz em toda a área do enclave Dão-Mondego.

O percurso tem início junto à Igreja Matriz ou de S. Pedro e desenvolve-se em torno do rio Dão, com um aprazível ambiente rural circundante caraterizado por belas paisagens, grande diversidade de fauna e flora e diversos monumentos religiosos e histórico-culturais (capelas, alminhas, “ponte romana, castelo”…) que poderão ser apreciados pelo caminhante. Ao longo do percurso, os participantes serão surpreendidos com alguns momentos de animação, nomeadamente: as Lavadeiras no rio Dão, a travessia das poldras e o Alambique. Será ainda possível a visita ao interior das capelas e igrejas e apreciar o património desta freguesia.

Este ano a atividade conta com participação especial do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e das divertidas Marias Malucas Romeiras de Portugal que prometem uma manhã “agitada”.

A concentração está marcada para as 8h30m junto à Igreja Matriz de Castelo de Penalva, com partida às 9h15m.

O preço de inscrição é de 4,00 € (seguro e almoço). A participação livre não tem qualquer custo associado. O pagamento é efetuado no dia do percurso.

 

Pode ver também

Jovem natural de Viseu morreu esfaqueado no Porto

Um jovem, com cerca de 20 anos, natural de Santa Comba Dão, morreu após ter sido …

Comente este artigo