Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Penalva do Castelo: “ArteNoz” mais de 300 trabalhos artesanais em exposição

Penalva do Castelo: “ArteNoz” mais de 300 trabalhos artesanais em exposição

A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo vai acolher, entre os dias 1 e 31 de agosto, a exposição “ArteNoz”, uma mostra que alberga mais de 3 centenas de trabalhos artesanais, idealizados e concebidos pelo artesão-artista Luís Almeida.

Este artesão viseense, de 64 anos, começou a criar as suas próprias peças em 2004, vindo, desde então, a aperfeiçoá-las e a desenvolver novas ideias e técnicas a partir de diversos materiais recolhidos na natureza e/ou reaproveitados.

Uma casca de noz, um grão-de-bico, quatro feijões e alguma imaginação foi o suficiente para despertar em si o desejo de começar a fazer o “seu” artesanato. Também as cascas de avelãs e de amêndoas, as bugalhas, as bolotas, as folhas e pequenas rochas constituem alguns outros materiais usados por si nas criações artesanais.

Primando pela beleza e pela atenção ao pormenor, todas as peças são criadas manualmente e sem recurso a moldes, o que as torna verdadeiramente únicas. Para além de dezenas de presépios, de imagens de santos e de reproduções em miniatura de conjuntos patrimoniais da região, a exposição integra ainda a representação de profissões que entretanto caíram em desuso e de inúmeros quadros da vida rural.

A exposição poderá ser visitada durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.

 

Pode ver também

Inaugurado há um mês Pavilhão Municipal de Mangualde “mete” água

As obras de requalificação do Pavilhão Municipal de Mangualde, foram inauguradas no passado dia 19 …

Comente este artigo