Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Obra de requalificação do Bairro de Santa Rita, em Abraveses, vai avançar
Almeida Henriques. presidente da CM de Viseu

Obra de requalificação do Bairro de Santa Rita, em Abraveses, vai avançar

Projeto integra o programa municipal “Eu gosto do meu Bairro”. Investimento é de 813 mil euros e tem prazo de execução de um ano

O Município de Viseu vai avançar com mais um projeto de requalificação de um dos bairros mais antigos de Viseu: o Bairro de Santa Rita, localizado na Freguesia de Abraveses. A consignação da obra foi ontem celebrada, junto ao Polidesportivo da Freguesia, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e do Vereador com o pelouro das Freguesias e Obras Municipais, João Paulo Gouveia. O investimento é de 813 mil euros e o prazo de execução da obra é de um ano.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “o Bairro de Santa Rita carece de uma intervenção prioritária e foi concretizado o passo que faltava para lançar no terreno esta obra, há muito aguardada pelos seus moradores. É mais uma conquista para o programa municipal “Eu gosto do meu Bairro”, com reflexos na qualidade de vida dos cerca de 600 munícipes que aqui residem, mas também na segurança, acessibilidade e atratividade deste Bairro”.

O projeto prevê, desde logo, a correção de passeios, proporcionando um incremento ao nível da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Consequentemente, serão criadas novas caldeiras para as árvores, fora dos passeios, e nas zonas de estacionamento a delimitar.

Por outro lado, a substituição das condutas de abastecimento de água, drenagem de esgotos e águas pluviais traduzir-se-á numa intervenção total ao nível do pavimento, inclusive na aplicação de nova sinalética horizontal e vertical. Também as passadeiras para peões foram pensadas para uma melhor acessibilidade, sendo providas de rampas, com pouca inclinação, mas a suficiente para compensar a altura do passeio. As infraestruturas elétricas e de telecomunicações serão implementadas ao nível do subsolo.

Previstas estão também melhorias ao nível dos espaços verdes, do ambiente e mobiliário urbano, nomeadamente com a plantação de novas espécies arbóreas, a criação de espaços ajardinados, a instalação de um Parque Gerações Ativas, com equipamentos dedicados à atividade física, a implementação de novas ilhas ecológicas e a instalação de bancos, papeleiras e bebedouros.  Por último, o projeto prevê ainda a modernização da iluminação pública e arranjos exteriores ao nível do Polidesportivo.

Até à data, o programa municipal “Eu gosto do meu Bairro” permitiu já concluir obras de requalificação em cinco bairros – alguns deles com várias fases de obra -, nomeadamente nos Bairros da Barrosa (Abraveses), da Misericórdia (Ranhados), Chevis e 1ª fase das Mesuras (Viseu), e na Urbanização Quinta D’El Rei (Ranhados). Em andamento está também a requalificação da Urbanização Viso Sul, em Ranhados, e para breve o início da obra no Bairro da Quinta de São José, em Viseu. Globalmente, estas obras representam um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros (contemplando já o Bairro de Santa Rita).

 

Pode ver também

Dão lança campanha de apoio à restauração e aos vinhos da região

A Comissão Vitivinícola Regional do Dão lançou uma campanha para incentivar os portugueses a apoiarem …

Comente este artigo