Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Nova Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade viveu em Moimenta da Beira

Nova Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade viveu em Moimenta da Beira

Rosa Monteiro, a nova secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, viveu em Moimenta da Beira.

Nasceu em Coimbra, há 44 anos, mas tem relações fortes com Moimenta da Beira, onde viveu de 1998 a 2005, depois de ter casado com Nuno Monteiro, advogado. Gustavo, o filho de ambos, também aqui nasceu. Enquanto viveu em Moimenta da Beira fez e concluiu o mestrado e iniciou o doutoramento, em Coimbra. Atualmente vive em Viseu, mas amiúde regressa à vila.

Rosa Monteiro, a nova secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade (tomou posse sábado passado, 21 de outubro) licenciou-se em sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e fez mestrado em Famílias e Sistemas Sociais no Instituto Miguel Torga, de Coimbra. Doutorou-se em 2011 em Sociologia do Estado, Direito e Administração, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com uma dissertação intitulada «Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses».

É investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades e docente do ensino superior, no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.

É perita em Igualdade de Género e estudos sobre as mulheres, reconhecida pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género. Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres entre 2012 e 2015.

Integrou as equipas de investigação que avaliaram políticas públicas no domínio da igualdade, designadamente, o II e o III Planos Nacionais para a Igualdade, e a integração da perspetiva da Igualdade de Género nos Fundos Estruturais no anterior quadro comunitário (QREN 2007-2013). Tem desenvolvido projetos de investigação e de investigação ação no domínio das políticas locais de igualdade, dos mecanismos oficiais para a igualdade, e das migrações.

Foi vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013-2017. Foi técnica especialista para a área da igualdade de género e cidadania no Gabinete do Ministro Adjunto desde 2015 até outubro de 2017.

 

Pode ver também

Serviço de Radioterapia: Assembleia Municipal de Viseu aprova moção da CDU

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou, por unanimidade, uma moção apresentada pela CDU a exigir …

Comente este artigo