Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Nova Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade viveu em Moimenta da Beira

Nova Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade viveu em Moimenta da Beira

Rosa Monteiro, a nova secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, viveu em Moimenta da Beira.

Nasceu em Coimbra, há 44 anos, mas tem relações fortes com Moimenta da Beira, onde viveu de 1998 a 2005, depois de ter casado com Nuno Monteiro, advogado. Gustavo, o filho de ambos, também aqui nasceu. Enquanto viveu em Moimenta da Beira fez e concluiu o mestrado e iniciou o doutoramento, em Coimbra. Atualmente vive em Viseu, mas amiúde regressa à vila.

Rosa Monteiro, a nova secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade (tomou posse sábado passado, 21 de outubro) licenciou-se em sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e fez mestrado em Famílias e Sistemas Sociais no Instituto Miguel Torga, de Coimbra. Doutorou-se em 2011 em Sociologia do Estado, Direito e Administração, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com uma dissertação intitulada «Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses».

É investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades e docente do ensino superior, no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.

É perita em Igualdade de Género e estudos sobre as mulheres, reconhecida pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género. Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres entre 2012 e 2015.

Integrou as equipas de investigação que avaliaram políticas públicas no domínio da igualdade, designadamente, o II e o III Planos Nacionais para a Igualdade, e a integração da perspetiva da Igualdade de Género nos Fundos Estruturais no anterior quadro comunitário (QREN 2007-2013). Tem desenvolvido projetos de investigação e de investigação ação no domínio das políticas locais de igualdade, dos mecanismos oficiais para a igualdade, e das migrações.

Foi vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013-2017. Foi técnica especialista para a área da igualdade de género e cidadania no Gabinete do Ministro Adjunto desde 2015 até outubro de 2017.

 

Pode ver também

Borges da Silva declara estado de emergência para Nelas por causa da falta de água

Borges da Silva adiantou à TSF que vai declarar estado de emergência para Nelas por …

Comente este artigo