Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / No furacão IRMA… houve um herói português: é de Mortágua e foi condecorado

No furacão IRMA… houve um herói português: é de Mortágua e foi condecorado

José Fernandes Rodrigues, natural do concelho de Mortágua, recebeu a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas pelos serviços prestados em Guadalupe aquando da passagem do Furacão IRMA nas Caraíbas a 8 e 10 e Setembro.

José Rodrigues auxiliou “os portugueses que se encontravam nas ilhas de Guadalupe e de St. Barth (São Bartolomeu)” e “conseguiu, junto das autoridades locais e em coordenação com as autoridades portuguesas, que fosse possível concretizar a retirada para Paris de 12 portugueses que manifestaram o desejo de regressar a Portugal”.

Ajudou a operação realizada pelo Estado português, “que permitiu o regresso de cerca de 70 portugueses a Portugal, no avião C-130 da Força Aérea Portuguesa” e ajudou também cidadãos franceses, tendo auxiliado mais de uma centena de pessoas a sair da região, devastada pelo furacão. O IRMA chegou a atingir a categoria 5 e foi considerado um dos mais violentos furacões de que há registo.

José Rodrigues arranjou ainda “alojamento, alimentação e transporte a diversos (…) inclusive na sua própria casa e nas casas dos seus familiares, revelando um extraordinário sentimento de solidariedade e altruísmo para com os seus compatriotas e o nosso país”, lê-se no comunicado enviado pelo Governo.

As medalhas de mérito das comunidades portuguesas destinam-se a galardoar cidadãos ou associações portuguesas ou estrangeiras, cuja ação contribua ou tenha contribuído para o fortalecimento dos laços que unem os portugueses e os luso-descendentes, onde quer que estes residam, e que prossiga o objetivo da dignificação da presença de Portugal no mundo, através das suas comunidades, respetiva valorização nas sociedades de acolhimento e a divulgação da língua e cultura portuguesa.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, afirma que exemplos como o José Fernandes Rodrigues “dignificam a comunidade mortaguense que se encontra espalhada pela diáspora, mas também nós cá sentimos orgulho por ver que os mortaguenses, onde quer que vivam, são exemplo de cidadania, altruísmo e solidariedade”.

 

Pode ver também

Borges da Silva declara estado de emergência para Nelas por causa da falta de água

Borges da Silva adiantou à TSF que vai declarar estado de emergência para Nelas por …

Comente este artigo