Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Nelas: construção de reservatório para fazer face à falta de água em períodos de seca

Nelas: construção de reservatório para fazer face à falta de água em períodos de seca

A câmara de Nelas assinou o auto de consignação da obra de construção do reservatório de água, no âmbito da empreitada “fecho do sistema de abastecimento de água de Nelas”, num investimento de total de 1,6 milhões de euros.

O projeto é co-financiado por Fundos do Portugal 2020 e pelo Fundo de Coesão, financiamento garantido no novo quadro comunitário de apoio (POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), suportado pelos fundos comunitários em 50% do custo total da obra e o investimento municipal é de 800 mil euros.

Esta infra-estrutura vai ser construída nos próximos 12 meses.

O objetivo inicial da autarquia, consiste no fecho de sistemas de abastecimento de água em baixa, com vista a otimização da utilização da capacidade instalada e da adesão ao serviço, através da execução de ligações entre sistemas em alta e em baixa, conceção de um novo reservatório de água e de reserva para o concelho.

O novo reservatório, com 4.000 m3 de capacidade, insere-se na estratégica municipal, para que seja garantida uma reserva, em caso de falta de água no fornecimento em alta a montante, e localizado num terreno entre o reservatório elevado de Nelas e de Algeraz.

Este sistema irá fazer face a faltas de água durante o verão, dada a reduzida capacidade dos reservatórios de Mangualde, e do fornecimento a Nelas a partir do sistema de Fagilde.

Os reservatórios atuais de fornecimento de água ao concelho de Nelas, situados no concelho de Mangualde, com capacidades de 50 m3 e de 400 m3, diz a autarquia em comunicado, que são insuficientes para servir de reserva para as necessidades do concelho, razão pela qual o município decidiu conceber um novo reservatório com 4.000 m3 de capacidade.

Com a implementação do projeto, será garantida a reserva estratégica de água para consumo humano no concelho de Nelas, que será ativado em caso de falta de água.

 

Pode ver também

Oposição PNT na câmara de Sátão votou contra ao Plano de Atividades e Orçamento para 2020

Os vereadores do PNT no executivo municipal de Sátão, votaram contra aos documentos das Grandes …

Comente este artigo