Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Nelas: 200 toneladas de urânio avaliadas em 13,7 milhões de euros

Nelas: 200 toneladas de urânio avaliadas em 13,7 milhões de euros

O Governo está a estudar a possibilidade de colocar à venda 200 toneladas de concentrado de urânio, que se mantêm armazenadas em barris em Nelas.

O material está guardado desde o fecho das minas da Urgeiriça, em Viseu, em 1999, e da última vez que foi avaliado (2012), valia 13,7 milhões de euros, avançou o jornal “Público”.

Os barris de concentrado de urânio estão empilhados numas instalações que pertencem à Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), a quem pertence este ativo.

No entanto, a hipótese de colocar o urânio à venda no mercado está dependente da “decisão da tutela (em fase de estabilização), da existência de interesse externo e valor de mercado”, sublinha a EDM.

O Ministério do Ambiente e da Transição Energética (MATE) lembra que é um produto com “especificidades”, “sujeito a regras e controlos formais de comercialização, e que não é objeto de ‘cotações’ internacionais como outras commodities que possam servir de referencial”.

António Minhoto, da Associação dos Antigos Trabalhadores das Minas da Urgeiriça (ATMU), diz que “não faz sentido lutar para descontaminar aqueles territórios e continuar com um monte de barris com urânio em armazém”.

 

Pode ver também

Câmara de Oliveira de Frades prepara concessão de recolha de lixo a empresa privada

A câmara de Oliveira de Frades prepara-se, segundo comunicado da CDU Viseu, para concessionar a …

Comente este artigo