Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Museu do Quartzo celebra hoje 5 anos de existência

Museu do Quartzo celebra hoje 5 anos de existência

O Museu do Quartzo celebra hoje 5 anos de existência. O Município de Viseu assinala a data com um programa comemorativo que reúne na cidade três especialistas de renome internacional num ciclo de conferências sob a temática “Do Universo Aos Minerais”.

A data de aniversário do museu, tem lugar a cerimónia comemorativa, à qual presidirá o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, pelas 15H30. Neste ato público será reconhecido o Professor Galopim de Carvalho, célebre especialista na área da Geologia, que concebeu e desenvolveu o programa do Museu do Quartzo, dando nome a um espaço museológico único no mundo.  Também ele marca também presença no evento com uma exposição intitulada “A Luz nos Minerais”, a partir das 16 horas.

Durante a tarde o Coro Mozart de Viseu vai encerrar as comemorações com uma actuação pelas 17h30.

Inaugurado a 30 de abril de 2012, o Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Professor Galopim de Carvalho é o único núcleo museológico a nível mundial exclusivamente dedicado a um mineral – o quartzo – , promovendo a proteção, preservação e valorização do património geológico. O espaço emerge no Monte de Santa Luzia, outrora palco de exploração do quartzo entre os anos 60 e 80 do século XX, pela Companhia Portuguesa de Fornos Elétricos de Canas de Senhorim. Enquanto Diretor do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa, Galopim de Carvalho foi o responsável pelo desenvolvimento do projeto de musealização do espaço como local de interesse geológico e mineralógico. Era Presidente da Câmara Municipal Fernando Ruas. A componente arquitetónica esteve a cargo do arquiteto Mário Moutinho.

 

Pode ver também

Queda de neve encerra acessos ao maciço central da Serra da Estrela

Estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram hoje encerradas devido à …

Comente este artigo